Palmeiras vai passar marca de meio milhão de público em 2023
Nesta quarta-feira (10), às 21h30 (horário de Brasília), o Palmeiras enfrentará o Grêmio em seu próprio território, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Com mais de 33 mil ingressos já vendidos, o Verdão está prestes a atingir a marca de 500 mil torcedores como mandante nesta temporada.
Desde o retorno ao seu estádio, essa será a ocasião mais rápida em que o Palmeiras alcançará esse número. Hoje, sob o comando de Abel Ferreira, será a décima quarta vez que a equipe jogará em casa em 2023. São 12 partidas no Allianz Parque e outras duas no Morumbi.
Palmeiras tem recorde de público no Allianz Parque
Até então, o Palmeiras levou 17 jogos nos anos de 2017, 2018 e 2019 para alcançar a marca de 500 mil torcedores, considerando que neles todos houve pelo menos uma partida fora de casa. As temporadas de 2020 e 2021 não são contabilizadas devido à pandemia da Covid-19.
A atual temporada tem se destacado pela presença do público. No Allianz Parque, o estádio bateu o recorde duas vezes. Primeiro, na final do Campeonato Paulista contra o Água Santa, com 41.444 espectadores. Em seguida, no confronto contra o Corinthians, pelo Brasileirão, com 41.457 torcedores. Nas duas ocasiões, o Palmeiras saiu vitorioso, com placares de 4 a 0 e 2 a 1, respectivamente. A goleada na final garantiu o bicampeonato estadual, o oitavo título conquistado por Abel.
Números fora de casa
O Palmeiras também teve números impressionantes como mandante, mesmo jogando fora de casa. Após um acordo com a diretoria do São Paulo, o clube voltou a utilizar o Morumbi como sede, e no confronto contra o Santos pelo Paulistão, um público de 49.241 palmeirenses marcou o recorde de público do século 21. Além desse clássico, o Verdão também jogou no estádio do rival contra o Cerro Porteño, na segunda rodada da fase de grupos da Libertadores, com um público de 42.340 torcedores.
Venda de ingressos por reconhecimento facial
Essa marca é alcançada em uma partida simbólica para o Palmeiras, pois será a primeira vez que todas as pessoas que compraram ingressos através do clube terão acesso garantido por meio de reconhecimento facial. Isso também se aplica ao setor visitante.
Visando combater a ação de cambistas e privilegiar os mais de 180 mil palmeirenses adimplentes no programa Avanti, a diretoria implementou o acesso por reconhecimento facial neste ano. O sistema passou por testes durante o Paulistão, porém, foi inicialmente aplicado apenas em alguns setores do Allianz Parque.
A invencibilidade e o domínio do Palmeiras no Allianz Parque
O domínio do Palmeiras em casa tem sido decisivo para o time. A combinação entre a equipe e a torcida reflete-se nos números impressionantes. O clube está invicto há 26 jogos consecutivos no Allianz Parque e está a apenas duas partidas de igualar o recorde de maior período sem derrotas em casa, estabelecido entre 2016 e 2017.
Considerando as temporadas passada e atual, o Palmeiras disputou cem jogos, com 66 vitórias, 25 empates e apenas nove derrotas, resultando em um aproveitamento de 74,3%. Quando analisamos o desempenho em casa, os números são ainda mais impressionantes.
Como mandante, o Verdão possui um aproveitamento de 85,3%, com 40 vitórias em 50 partidas, além de oito empates e apenas duas derrotas. O time jogou a maioria das partidas no Allianz Parque (46 vezes), mas também utilizou a Arena Barueri e o Morumbi em duas ocasiões cada.
A força da torcida é evidente não apenas nos resultados, mas também nos títulos conquistados em casa. A Recopa Sul-Americana, contra o Athletico-PR, e os dois campeonatos estaduais, contra o São Paulo e o Água Santa, respectivamente, foram vencidos no Allianz Parque. Na campanha do título nacional, o jogo decisivo também ocorreu no estádio, contra o Fortaleza.
Comentários estão fechados.