Palmeiras será expulso do Mundial após Ednaldo ser afastado da CBF?

O Palmeiras passou a temer a participação no Super Mundial após o afastamento de Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF. Isso porque, a depender das origens da saída de um mandatário de uma confederação importante, o país em questão pode ser impedido de jogar competições internacionais.

Quando do primeiro afastamento de Ednaldo, por via judicial, Fifa e Conmebol entenderam a razão da medida como interferência externa e ameaçaram retirar os clubes brasileiros de seus torneios. A entidade máxima do futebol determina em seu regulamento que as federações nacionais devem tratar seus assuntos evitando interferências políticas.

Por essa razão, o assunto voltou à tona agora. A diferença, porém, é que desta vez quem assume provisoriamente o comando da CBF é um vice-presidente, Fernando Sarney, e não o presidente do STJD, como na ocasião anterior. É Sarney que convocará novas eleições, caso a saída de Ednaldo seja mesmo confirmada.

Segundo informação do Uol, Fifa e Conmebol acompanham o caso, porém ainda não têm uma decisão formada. De toda maneira, é improvável que tomem alguma posição mais drástica, tendo em vista o tamanho da Seleção e dos clubes brasileiros para os campeonatos organizados por ambas.

Palmeiras jogará o Super Mundial

Diante da improbabilidade de uma decisão radical, a tendência é que tudo permaneça como está no que diz respeito aos times e aos torneios internacionais. Sendo assim, a participação do Verdão na Copa do Mundo de Clubes está assegurada.

O Palestra está no Grupo A, junto com Porto, Al-Ahly e Inter Miami. Em busca da classificação para o mata-mata, os comandados do técnico Abel Ferreira enfrentam o Porto na estreia, no dia 15 de junho, em Nova Jérsei.

Comentários estão fechados.