Palmeiras poderia jogar Mundial de Clubes contra o Lyon
O Palmeiras se sagrou campeão da Libertadores da América Feminina, após vencer o Boca Juniors, por 4 a 1, na grande decisão. Em Quito, no Equador, as palestrinas conquistaram seu primeiro título de grande expressão na categoria.
O Mundial de Clubes Feminino não vem sendo organizado pela FIFA. Caso o torneio acontecesse, o Palmeiras deveria ter o Lyon, da França, como um dos seus adversários. A equipe foi campeã da Champions League 21-22 Feminina, após bater o Barcelona na grande final europeia.
O Lyon-FRA é uma das grandes equipes do mundo quando o assunto é futebol feminino. São simplesmente oito vezes campeãs da Champions League, sendo de forma disparada, as maiores vencedoras do torneio.
O Verdão conseguiu conquistar a Libertadores Feminina pela primeira vez, logo em sua estreia no campeonato. Foram seis jogos e seis vitórias, tendo 100% de aproveitamento.
Corinthians e Ferroviária foram os outros times brasileiros que atuaram na competição continental, sendo ambos eliminados nas quartas de final. As alvinegras caíram para o Boca Juniors, da Argentina, enquanto a Ferroviária perdeu para o Santiago Morning, do Chile.
Embora a competição esteja em pauta na FIFA, a realização não ocorrerá na atual temporada. A organização alega que precisa resolver outros campeonatos continentais antes de colocar o Mundial de Clubes Feminino para ser disputado.
Com Palmeiras campeão da Libertadores, veja os comentários recentes da FIFA sobre Mundial
”Caso o conceito bienal da Copa do Mundo seja implementado, uma sugestão seria organizar a Copa do Mundo de Clubes feminino em um ciclo bienal com início em 2024. Isso seria permitir que a Fifa use o ímpeto da Copa do Mundo feminina de 2023 (na Austrália e Nova Zelândia) como um trampolim para o lançamento da nova competição de clubes e garantiria a realização de um grande evento de futebol feminino a cada ano, alternando clubes e exposição da seleção nacional no nível mais alto”, disseram membros da organização.
A FIFA também alega que precisa ter campeonatos femininos para definir os campeões da Ásia. “Antes de pensar em um campeonato mais amplo é preciso dar tempo para que Concacaf, AFC (Ásia) e a Oceania criem seus campeonatos continentais femininos, que seriam classificatórios para a Copa do Mundo de Clubes”, diz o estudo da FIFA.
Comentários estão fechados.