Palmeiras garantiu mais 4 títulos do Brasileirão graças à decisão da CBF
Em 2010, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu reconhecer os títulos da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa como conquistas nacionais e passaram a ser equiparados ao Campeonato Brasileiro. Um dos maiores ‘beneficiados’ dessa decisão foi o Palmeiras, que na época passou a ser considerado octacampeão brasileiro por conta de quatro conquistas que foram reconhecidas pela entidade.
Desde então, o Palmeiras assumiu ainda mais o protagonismo do futebol no país e vem empilhando taças. Além de ter conquistado mais três títulos do Campeonato Brasileiro nos anos de 2016, 2018 e 2022, o Verdão ainda conquistou mais duas Copas Libertadores da América, duas Copas do Brasil, Recopa Sul-Americana, Supercopa do Brasil e dois Campeonatos Paulistas.
Além do Palmeiras, clubes como Bahia, Botafogo, Cruzeiro e Fluminense passaram a ter mais um título brasileiro no currículo. Quem também se deu bem foi o Santos, que ganhou mais cinco conquistas nacionais através dos triunfos da Taça Brasil, disputada de 1959 a 1968, e um do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, que foi realizado entre 1967 e 1970. Por conta disso, o craque Pelé passa a ser considerado hexacampeão brasileiro.
Diretoria do Palmeiras entrou com pedido junto à CBF
Na época, as diretorias de Bahia, Botafogo, Cruzeiro, Fluminense, Palmeiras e Santos prepararam um dossiê que foi entregue à CBF, apresentando argumentos para que os títulos fossem reconhecidos pela entidade. Após essa mudança, o clube baiano passou a ser considerado como o primeiro campeão brasileiro, mérito que anteriormente pertencia ao Atlético-MG, campeão brasileiro de 1971.
Comentários estão fechados.