Palmeiras faz mudança de escudo e torcedores comemoram
Nesta segunda-feira (12), o Palmeiras mudou seu escudo em suas redes sociais. O novo emblema é o do Palestra Itália, antigo nome do clube. É uma homenagem pelos 80 anos em que o clube mudou seu nome para Sociedade Esportiva Palmeiras.
“2022 marca os 80 anos da mudança de nome do nosso clube. Um episódio que nos fez resilientes e serviu para aumentar ainda mais o orgulho que temos da nossa história e da nossa trajetória. Para iniciar as comemorações, nossa imagem de perfil foi trocada pelo símbolo do Palestra Italia, nome da instituição entre agosto de 1914 e março de 1942. Confira nosso retrospecto sob as cores verde, branca e vermelha,” escreveu as redes sociais do clube.
Como Palestra Itália são 866 jogos, 569 vitórias, 146 empates e 151 derrotas. A história foi contada com 65,7% das partidas tendo vitória palestrina.
Foram 2424 gols marcados, uma média de 2,8 por jogo, e 1080 gols sofridos. O maior artilheiro neste tempo foi o atacante Heitor, com 323 gols marcados. Heitor também foi o atleta com mais jogos, 357.
Heitor, até hoje, detém uma marca importante com esses gols pelo Palestra. É também o maior artilheiro da história do clube, juntando todas as épocas.
A equipe se chamou Palestra Itália de 1914 até 1942. Por conta da Segunda Guerra Mundial, o time foi obrigado a mudar seu nome.
Como Palmeiras, o time estreou em 20 de setembro de 1942 , se sagrando campeão do Paulistão, no Pacaembu, contra o São Paulo. O título na ocasião se tornou a famosa ”Arrancada Heróica”, que inclusive possui uma ponte em sua comemoração nos arredores do Allianz Parque.
Cruzeiro irmão do Palmeiras?
Além do Palmeiras, outro time detinha o nome de Palestra Itália, mas em Minas Gerais. O Cruzeiro, criado em 1921, foi fundado com o seguinte nome: Società Sportiva Palestra Italia.
Assim como o Verdão, a equipe celeste mudou seu nome em 1942, em decorrência da Segunda Guerra, virando Cruzeiro Esporte Clube.