Palmeiras decidiu abandonar Brasileirão após ficar sabendo de vaga na Libertadores

O Palmeiras decidiu abandonar a disputa da Taça Brasil de 1968, que anos depois passou a ser equivalente como uma espécie de Campeonato Brasileiro. A justificativa para a saída do clube alviverde na época foi por conta do sucesso de outra competição nacional que estava em vigor no país: o Torneio Roberto Gomes Pedrosa.

Naquele ano, a antiga Confederação Brasileira de Desportos (CBD), que depois deu origem à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), informou que apenas o Torneio Roberto Gomes Pedrosa daria vaga para a Copa Libertadores da América do ano seguinte, através do campeão e do vice do torneio. Por conta disso, o Palmeiras e o rival Santos deixaram a Taça Brasil de lado.

Além disso, uma série de polêmicas envolvendo a disputa da Taça Brasil fez com que o torneio perdesse a credibilidade entre os times, sendo considerada a edição mais longa da história do Campeonato Brasileiro. O torneio teve início no dia 4 de agosto de 1968 e só foi terminar em 4 de outubro de 1969, ou seja, mais de um ano depois de ter começado.

Palmeiras trocou Brasileirão para tentar vaga na Libertadores

O grande problema é que o Torneio Roberto Gomes Pedrosa acabou não dando vaga à Copa Libertadores de 1969 por conta de problemas na época entre a CBD e a Conmebol, o que fez com que a entidade brasileira não enviasse representantes para a competição continental. Graças aos conflitos envolvendo os clubes, incluindo o Palmeiras, a CBF optou por dar fim à disputa da Taça Brasil.

Comentários estão fechados.