Palmeiras compra briga com a Conmebol após novo caso de racismo
O Palmeiras acirrou ainda mais o embate com a Conmebol após novo caso de racismo na Copa Libertadores da América. Por meio de comunicado oficial, o clube cobrou da entidade máxima do futebol sul-americano medidas mais firmes em relação a discriminação contra brasileiros em jogos de suas competições.
Em nota, o Verdão registrou o crime cometido por um torcedor do Sporting Cristal, após o jogo entre os times, pela estreia no torneio continental, na noite da última quinta-feira (3). Em um vídeo feito por um torcedor palestrino é possível ver um homem com a camisa da equipe peruana fazendo gestos de um macaco em direção aos palmeirenses.
O clube pediu para que a confederação, o Sporting e as autoridades peruanas tomem as medidas cabíveis para punir o responsável. Além disso, destacou que uma nova postura precisa ser tomada para acabar com a reincidência dos casos de racismo.
Em março, Luighi foi alvo de ataques racistas em um jogo da Liberta Sub-20, no Paraguai, contra o Cerro Porteño. O episódio revoltou o Alviverde, que fez duras críticas a entidade sul-americana, especialmente na figura de Leila Pereira, e gerou um atrito entre as partes.
Veja abaixo o comunicado do Palmeiras
“É desgastante que, semana após semana, tenhamos de nos manifestar em razão de atos racistas praticados em jogos de futebol.
A reincidência deste crime, cometido nesta quinta-feira (3) por um torcedor do Sporting Cristal-PER, que imitou um macaco em direção a palmeirenses presentes no estádio, demonstra novamente que as medidas adotadas até o momento são inadequadas e insuficientes para combater os insistentes episódios de discriminação racial ocorridos nos gramados sul-americanos.
Que o Sporting Cristal, as autoridades de segurança pública do Peru e a Conmebol tomem as devidas providências; do contrário, gestos como aos que assistimos hoje continuarão se repetindo, com a bênção da impunidade.
Quanto ao Palmeiras, seguimos leais ao nosso compromisso de lutar contra toda e qualquer forma de discriminação.
Racismo não é provocação! Racismo é crime!”.
Comentários estão fechados.