Palmeiras começa a planejar próxima temporada sem alguns dos seus principais jogadores
Líder com certa folga no Campeonato Brasileiro, o Palmeiras já tem preparado alguns planos para 2023, dentre eles um processo inédito liderado por Abel Ferreira desde quando ele assumiu o comando técnico da equipe. Isso porque, desde que o português chegou ao clube, em novembro de 2020, e a diretoria assumiu em 2019, eles têm a responsabilidade de promover a renovação do elenco titular do Verdão. E algumas fontes têm apontado que a próxima temporada foi a escolhida para esse processo de transição.
Boa parte dos palmeirenses já sabe que um dos principais jogadores do clube, Gustavo Scarpa, não continuará no Verdão no próximo ano. Além disso, Rony tem recebido propostas tentadoras de um clube do Qatar e pode confirmar sua transferência em breve. Danilo, outra joia da equipe, recorrentemente é alvo de sondagens de vários clubes e também pode sair em pouco tempo. Dito isto, o Palmeiras pode perder três peças fundamentais do seu elenco principal antes do início da próxima temporada.
Renovação
Em teoria, o Verdão já teria começado essa renovação, visto que há algum tempo o clube tem realizado contratações assim como promovido diversos jogadores das divisões de base. No entanto, esses futebolistas ainda não se mostraram prontos para serem importantes peças de reposição.
Na atual temporada, por exemplo, o Palmeiras contratou nada mais nada menos que oito jogadores – contudo, apenas um deles é titular. Murilo ganhou sua vaga no time principal após a lesão de Luan, poucos dias depois da disputa do Mundial de Clubes. De lá para cá, o defensor tem composto a dupla de zaga palmeirense ao lado de Gustavo Gómez.
Algo semelhante ainda pode acontecer com o recém chegado Tabata, que com as constantes lesões de Raphael Veiga, tem entrado com certa frequência no time titular e provavelmente deve tomar a posição, já que Veiga pode não voltar a jogar este ano.
Além destes, o Verdão ainda aposta algumas fichas em Flaco López e Merentiel, que mesmo com a permanência de Rony na equipe, devem conseguir mais espaço no ano que vem. Contudo, até aqui os dois atacantes têm apresentações tímidas vestindo o manto alviverde.
Mais líder que nunca
Focado em apenas uma competição, o Palmeiras encerrou recentemente a 26ª rodada mais líder que nunca do torneio. A equipe comandada por Abel Ferreira voltou a aumentar sua vantagem de pontos para aquele que é tido como o maior rival do alviverde na competição, o Flamengo.
O triunfo por 2 a 1 sobre o Juventude no Allianz Parque fez com que o Palmeiras chegasse aos 54 pontos, 9 de frente para o Flamengo e 8 para o Internacional, vice-líder do torneio. Desta forma, o Verdão possui uma vantagem assustadora faltando pouco mais de 10 rodadas para o encerramento do torneio.
Provavelmente, por conta disso, os torcedores palmeirenses estão tão confiantes em relação ao título nas plataformas com as melhores apostas esportivas, nas quais o usuário além de poder realizar seus pitacos em uma grande variedade de competições, como o Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores, ainda tem acesso a bônus e promoções exclusivos que lhe garantem um bom incentivo inicial.
Até aqui, o Palmeiras já passou 17 rodadas na liderança do torneio, e sem sombra de dúvidas deve ficar mais duas por conta da larga vantagem que conquistou. Ademais, tirando o Inter, a equipe palestrina já enfrentou seus principais rivais diretos, como Flamengo, Fluminense e Corinthians, que não conseguiram vencer o Verdão no segundo turno.
Com isso, atualmente as chances de título da equipe comandada por Abel Ferreira chega a casa dos 72%, segundo o FiveThirtyEight, plataforma especializada em projeções matemáticas. Já o Flamengo de Dorival Jr, após empatar com o Goiás tem somente 15% de chance. O Internacional conta com 7%, o Fluminense 3% e o Corinthians 1%.