Palmeiras acaba rebaixado pela FIFA e vira time de segunda
O Palmeiras e os clubes da América do Sul sofreram um rebaixamento imposto pela FIFA. A entidade máxima do futebol anunciou a criação de dois novos torneios que substituirão o atual Mundial de Clubes e em um deles os sul-americanos estão no mesmo patamar de equipes de outros continentes – todos abaixo dos europeus.
O já conhecido campeonato mundial, no qual sul-americanos e europeus são privilegiados e entram na disputa a partir das semifinais, será descontinuado. A competição passará a ser chamada de Intercontinental e os campeões continentais se enfrentarão em uma fase inicial, com a exceção das agremiações da Europa, que só disputarão a final.
Na prática, a medida é um rebaixamento dos brasileiros e dos países vizinhos. Antes tidos como as “segundas forças” do mundo da bola, os times da América do Sul atualmente estão no mesmo patamar de equipes asiáticas, africanas e das outras américas.
Essa foi uma reclamação das federações da Ásia e África, por exemplo, junto à FIFA. Afinal, o vexame recente do Flamengo no Marrocos não foi algo esporádico. De alguns anos para cá, se tornou normal os sul-americanos sequer chegarem à final do torneio.
Palmeiras terá missão ingrata no Mundial de Clubes 2025
O privilégio europeu também se entende ao “super” Mundial, que será realizado de quatro em quatro anos a partir de 2025. Dos 32 times participantes, doze serão do Velho Continente.
A Conmebol, por sua vez, tem direito a seis vagas. Uma delas é do Verdão, vencedor da Libertadores de 2021, que terá que bater de frente com mais de um time da Europa para sagrar-se campeão do mundo.
Comentários estão fechados.