Palmeiras comemora os 80 anos da troca de nome
Nesta terça-feira (20), o Palmeiras celebra uma das páginas mais importantes da sua história. Há 80 anos, o Verdão deixava de ser Palestra Itália e iniciava uma nova era, tão gloriosa quanto a antiga. Através das redes sociais, o clube comemorou a data.
“Há 80 anos, o Palestra líder deu lugar ao Palmeiras campeão. E, assim, protagonizamos um dos muitos momentos marcantes da nossa história! Hoje é #DiaDoPalmeiras!”, publicou o perfil oficial do Alviverde no Twitter.
Na última semana, o Verdão havia feito outros posts em homenagem a memória do Palestra Itália, primeiro nome do clube, e do Palestra de São Paulo, nome que antecedeu a troca definitiva, no dia 20 de setembro de 1942.
Fundado por descendentes de italianos e notoriamente conhecido pelas suas origens, o Palestra sofreu pressão da ditadura do Estado Novo de Getúlio Vargas para alterar a sua identidade por conta do conflito da Segunda Guerra Mundial.
Na guerra, a Itália era um dos países do Eixo, junto com Japão e Alemanha, grupo oposto ao qual o Brasil passou a fazer parte, os Aliados, formados por União Soviética, França, Inglaterra e Estados Unidos.
Sob pena de perder o próprio patrimônio, o clube se viu obrigado a mudar de nome e praticamente eliminar as suas origens.
Palestra morreu líder, Palmeiras nasceu campeão
Todo esse processo aconteceu nas vésperas da final do Campeonato Paulista de 42, contra o São Paulo.
Com o novo nome, em 20 de setembro de 1942, o Alviverde venceu o Choque-Rei por 3 a 1 e ficou com o título que entrou para a história palestrina como “Arrancada Heroica”.
O Palestra, que morreu líder da competição estadual, deu lugar ao Palmeiras, que nasceu campeão e nunca mais deixou de ser.