5 maiores rivais do Palmeiras

Você sabe quais são os maiores rivais do Palmeiras? Veja agora mesmo a história das maiores rivalidades do Porco

Atualmente, o Palmeiras é o grande nome a ser batido no futebol brasileiro. O ano de 2023 começou voando para o Alviverde Paulista.

Só até o mês de março, a equipe já conquistou o primeiro título da temporada (Supercopa do Brasil) e está dando braçadas largas para conquistar mais um campeonato paulista.

Essa trajetória vitoriosa que o clube está vivendo nos últimos anos tem o poder de criar “desavenças” com outros times. Problemas esses que resultam no nascimento ou evolução de uma rivalidade. 

Por ser um dos quatro grandes do estado de São Paulo, é comum que o Verdão já possua no mínimo três grandes rivais para a sua temporada, porém, a lista de rivais tem aumentado significativamente.

Jogos que a um tempo atrás eram apenas mais uma rodada qualquer no campeonato brasileiro hoje se tornaram um grande evento. Veja agora a lista dos maiores rivais do Palmeiras

Os atuais rivais do Palmeiras

É importante lembrar que essa lista não está em ordem de maior para menor rivalidade, claro que os clássicos possuem uma ordem de prioridade para a torcida e o próprio clube, entretanto, o objetivo da lista é apenas apresentar as rivalidades e não enumerá-las.

Sem mais delongas, veja agora a lista dos grandes rivais do Palmeiras. 

Dérbi – Corinthians 

Uma rivalidade histórica que começou antes mesmo da primeira partida entre os clubes. O chamado Dérbi paulista é considerado o mais importante clássico para o Verdão e um dos maiores em território nacional. 

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

A história dessa rivalidade tem início no começo do século XX. Pouco tempo após a fundação do Corinthians, uma parte da associação, toda italiana, decidiu abandonar o projeto e fundar um clube paulista que representasse a Itália, assim surgiu o Palestra Itália.

Porém, a outra parte da associação não gostou da ação dos italianos, dando origem assim a uma das maiores rivalidades do futebol brasileiro e, muito provavelmente, mundial.

Flamengo

Uma rivalidade que esquenta a cada temporada que se passa. O Palmeiras e o Flamengo estão sendo os protagonistas do futebol brasileiro nos últimos anos. 

Essa afirmação fica ainda mais evidente quando vista a lista de campeões da Libertadores nos últimos quatro anos. 

O Verdão e o clube carioca dividiram o trono de Rei da América nas últimas temporadas, com duas conquistas cada, sendo que uma delas o Porco bateu o Flamengo na decisão,

A chapa dessa rivalidade começou a esquentar no fim de 2019, desde então, cada partida que esses dois clubes se enfrentaram renderam grandes momentos para o futebol brasileiro, tornando assim o clube carioca um dos grandes rivais do Palmeiras. 

Choque-Rei – São Paulo 

Se o Corinthians é o maior rival do Verdão, o São Paulo é o grande inimigo. A rivalidade entre Palmeiras e São Paulo começou logo após o Decreto-lei de Getúlio Vargas em 1942. 

Para aqueles que não se lembram, aqui vai uma refrescada na memória. No dia 30 de janeiro de 1942, o até então presidente do Brasil, Getúlio Vargas, declarou guerra ao Eixo na Segunda Guerra Mundial.

Por conta disso, o mesmo criou um Decreto-lei que proibia tudo que fosse associado a um dos países inimigos (Alemanha, Japão e Itália). 

Na época, o Palmeiras ainda era conhecido como Palestra Itália e por conta desses acontecimentos o clube se viu em uma posição delicada. O clube teve que se desassociar da imagem do time italiano, foi quase como fundar um novo time. 

O São Paulo, que tinha apenas 12 anos de história na época, fez de tudo para assumir o patrimônio do Palestra Itália, já que tecnicamente o clube tinha deixado de existir. 

Os italianos ficaram extremamente irritados com a atitude do São Paulo, iniciando assim uma das rivalidades mais tradicionais do esporte. 

Clássico da Saudade – Santos 

Uma das rivalidades que possui mais histórias no futebol brasileiro. O clássico disputado entre o Palmeiras e o Santos é uma marca registrada dos anos 60. 

O nome da rivalidade se dá por conta do grande momento que os clubes viviam no passado. Em 1960, Palmeiras e Santos eram os dois maiores nomes do futebol brasileiro e contavam com grandes estrelas em seus elencos. 

As partidas entre os clubes apresentavam nomes como Ademir da Guia e, claro, o Rei Pelé. O clássico constantemente era relacionado a decisões de campeonato. 

Cruzeiro

A rivalidade que mais se esfriou nos últimos tempos. Os jogos disputados entre o Verdão e o Cruzeiro eram sempre de alto nível, entretanto, a má fase e o rebaixamento do time mineiro fez com que os encontros entre os clubes se tornassem raros.

Porém, um acontecimento que ainda está fresco na memória dos torcedores ressuscitou a chama dessa rivalidade. 

No dia 28 de setembro de 2022, as torcidas organizadas de ambos os times entraram em conflito em uma rodovia que tinha como destino Minas Gerais. 

O conflito foi violento e causou muitos ferimentos aos participantes deste ato inadmissível. Consequentemente, uma rivalidade que estava se apagando voltou a queimar suas chamas novamente. 

Além disso, ambos os clubes possuem origem italiana e se denominavam de “Palestra Itália” antes da Guerra. Então para aumentar ainda mais a rixa, existe a disputa para saber quem é o maior clube “italiano” do Brasil. 

Mas e aí, concorda ou acha que ficou faltando alguém na lista de grandes rivais do Palmeiras? 

Comentários estão fechados.