Nova regra da CBF não é aplicada e Palmeiras é prejudicado

Regra implementada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para a atual edição do Campeonato Brasileiro não foi aplicada e o Palmeiras acabou prejudicado na partida contra o Botafogo. Os times ficaram no empate sem gols, no último domingo (30), em duelo válido pela primeira rodada do certame nacional.

A regra em questão é a dos oito segundos que o goleiro pode ficar com a bola nas mãos, criada pela Fifa visando o Super Mundial de Clube. A entidade máxima do esporte bretão brasileiro resolveu se antecipar e já colocou a norma em prática por aqui para ser aplicada pelos árbitros.

Acontece que Ramon Abatti Abel, juiz do jogo de ontem, ignorou completamente a nova medida aos 48 minutos do segundo tempo. Após cruzamento de Giay, a bola desviou e ficou nas mãos de John. O goleiro ficou caído e só depois de um tempo o apitador abriu a contagem. Ao todo, ele levou 20 segundos para fazer a reposição.

Conforme determina a regra, a contagem deveria ter sido aberta a partir do momento em que o arqueiro ficou com a posse em mãos. Ultrapassados os oito segundos permitidos, o escanteio a favor do Palestra deveria ter sido marcado no Allianz Parque.

CBF resolveu se antecipar a Fifa

Tal qual foi dito anteriormente, a confederação verde e amarela decidiu antecipar a nova determinação da federação internacional. A Fifa só utilizará a medida dos oito segundos durante a disputa do Super Mundial.

Mas como o torneio está marcado apenas para o meio do ano, a entidade brasileira optou por antecipar a implementação e colocou a norma desde o começo do Brasileiro, tendo em vista que em junho o campeonato estará na metade.

Comentários estão fechados.