Mundial de Clubes 2025: quais clubes já estão classificados além do Palmeiras?
Nesta quarta-feira (14), a FIFA anunciou novidades sobre o Mundial de Clubes, previsto para ser realizado em meados de 2025. A entidade máxima do futebol definiu que os quatro últimos campeões continentais terão vagas garantidas no torneio, o período corresponde, portanto, aos anos de 2021 a 2024.
O Palmeiras, campeão da Copa Libertadores da América em 2021, tem lugar assegurado na competição. Assim como o Flamengo, que venceu a edição passada, em 2022. As outras duas vagas via Liberta serão definidas nas próximas temporadas, com as confirmações dos ganhadores do torneio em 2023 e 2024.
Ao todo, a Conmebol terá seis representantes no campeonato. As outras duas vagas a que a federação tem direito ainda não têm critérios de classificação definidos. Um exemplo a ser adotado é o da UEFA, que distribuirá algumas de suas vagas aos melhores qualificados de seu ranking.
Os europeus são os que têm o maior número de vagas, sendo doze ao todo. Além da Conmebol, que tem seis, AFC (Ásia), CAF (África), Concacaf (América do Norte, Central e Caribe) cada uma com quatro, e OFC (Oceania) e país-sede com uma cada um, completam a lista.
Tendo essa definição da FIFA, nove dos 32 clubes que disputarão o torneio estão definidos. A exemplo da Copa do Mundo, a competição será jogada em sistema de fase de grupos e depois de mata-mata.
Confira os times que já estão garantidos no Mundial de Clubes:
Conmebol:
Palmeiras
Flamengo
UEFA:
Real Madrid (Espanha)
AFC:
Al-Hilal (Arábia Saudita)
CAF:
Al-Ahly (Egito)
Wydad Casablanca (Marrocos)
CONCACAF:
Monterrey (México)
Seattle Sounders (Estados Unidos)
Comentários estão fechados.