IMAGENS comprovam que o Palmeiras é sim campeão do mundo
O Palmeiras é o primeiro campeão do mundo. Em 1951, o Verdão bateu a Juventus, da Itália, por 1 a 0, com gol de Rodrigues, e sagrou-se campeão da Copa Rio, o primeiro campeonato mundial de clubes. Uma prova disso é a repercussão da conquista na época, registrada por jornais brasileiros e estrangeiros.
“Campeão dos campeões do mundo”, diz a capa do O Globo. “A Copa Rio, torneio dos campeões: revanche da Copa Jules-Rimet”, retrata um periódico francês. “Todos os detalhes da apoteótica homenagem que o povo paulista prestará a S.E. Palmeiras, campeã do mundo”, relata outro jornal. Confira nas imagens abaixo.
O campeonato foi formado com oito equipes, representando alguns dos países que haviam disputado a Copa do Mundo, um ano antes. Além de Palestra e Juve, participaram Vasco da Gama, Sporting (Portugal), Áustria Viena (Áustria), Nice (França), Nacional (Uruguai) e Estrela Vermelha (Sérvia).
O Alviverde passou em segundo no grupo que tinha Juventus, Nice e Estrela Vermelha. Nas semifinais, bateu o Vasco, em dois jogos, e na grande decisão superou a Velha Senhora, diante de mais de 100 mil pessoas presentes no Maracanã.
Conquista do Palmeiras teve significado de Copa do Mundo
Embora a Fifa tenha admitido o título algumas vezes, muito se argumenta que a competição não foi organizada pela entidade máxima do futebol. A verdade, porém, é que o torneio teve, sim, a chancela da entidade. A única questão é que a organização ficou por conta da Confederação Brasileira de Desportos (CBD).
A Copa Rio foi criada com a intenção de ser uma Copa do Mundo de clubes, muito em função do Brasil ter perdido o mundial anterior, em 1950, para o Uruguai, em casa, na final que entrou para a história como Maracanazo.
E foi exatamente como se fosse um título da Seleção Brasileira que a conquista alviverde foi celebrada por todo o país.
Comentários estão fechados.