Ídolo do Palmeiras jogou duas Copas do Mundo por Brasil e Itália
Revelado nas categorias de base do Palmeiras, José Altafini, o Mazzola, se notabilizou na carreira, dentre outras coisas, por ter jogado a Copa do Mundo por duas seleções diferentes. O ídolo palmeirense foi campeão com o Brasil, em 1958, e vestiu a camisa da Itália, quatro anos depois, em 1962, no Mundial do Chile.
Em declaração à TV Palmeiras, Altafini revelou que foi impossibilitado de vestir a amarelinha, pois havia se transferido para o Milan logo após a conquista do maior torneio de futebol do planeta.
“O Brasil não chamava quem jogava no exterior. Em 1961, meu tio procurou a CBD (antiga CBF) e perguntou se eu seria convocado e disseram que não, que só convocavam quem estava no Brasil”, disse.
Por ter passaporte italiano, o atacante, ainda jovem, foi chamado para defender o país e aceitou. A decisão, porém, não foi nada fácil e implicou em duras consequências.
“Fui penalizado, tinha 23 anos e não poderia jogar o Mundial. A Itália me convocou porque tinha passaporte italiano, e acabei jogando. E foi um drama para mim. Os jornais brasileiros disseram horrores sobre mim, me chamavam de ‘mercenário’ e outras coisas”, completou.
Ex-jogador do Palmeiras fez história na Itália
Após o início no Verdão, time pelo qual entrou em campo 114 vezes e fez 89 gols, Mazzola foi para a terra da bota e escreveu seu nome por lá.
Pelo Milan, tornou-se um dos maiores artilheiros da história do clube com 216 tentos anotados. Ainda no San Siro, ganhou dois Campeonatos Italianos e uma Liga dos Campeões.
Depois, o atacante foi para o Napoli e ainda vestiu a camisa da Juventus, onde ganhou a liga nacional mais duas vezes.
Comentários estão fechados.