FIFA vence GUERRA e Palmeiras será afetado
No início desta semana, a Corte Arbitral do Esporte (CAS) decidiu em favor da Fifa e validou os novos regulamentos para agentes de futebol. A entidade máxima do futebol havia introduzido o pedido no início deste ano para que a profissão passasse a ser regularizada.
“A Fifa saúda a decisão de hoje do CAS que confirma totalmente a legalidade, validade e proporcionalidade dos regulamentos para agentes de futebol. (…) Particularmente, a Fifa nota que a decisão confirma sua autoridade regulatória para regular a atividade dos agentes de futebol no sistema de transferências, bem como a validade das principais disposições do FFAR – declarou a entidade.
Com isso, os empresários de jogadores agora são obrigados a obter uma licença para continuarem exercendo a profissão. Além disso, uma das regras impõe um teto sobre comissões repassadas a eles nas transferências envolvendo seus agenciados.
Segundo dados da própria federação, até o mês de abril pouco mais da metade das pessoas que se candidataram haviam passado no primeiro exame para obter a licença. O documento tinha sido abolido em 2015 e com a volta da obrigatoriedade passará a ser exigido a partir do dia 1º de outubro de 2023.
Palmeiras pode ser beneficiado pela decisão do CAS
Quem também celebra a decisão da Corte de Arbitragem é o Verdão e os clubes de futebol em geral. Afinal, pelo menos em teoria, as transferências tendem a ficar mais baratas, uma vez haverá um teto estabelecido para as comissões repassadas aos agentes nos negócios realizados no mercado da bola.
Comentários estão fechados.