FIFA tomou atitude detestável e acabou com sonho do Palmeiras

Campeão da Libertadores de 1999, o Palmeiras acabou ficando de fora do Mundial de Clubes da Fifa realizado pela primeira vez no ano seguinte. O Verdão seria um dos participantes do torneio no ano seguinte, mas o campeonato acabou sendo cancelado e só voltaria a acontecer em 2005.

Os 12 times participantes já haviam sido definidos, dentre eles o Alviverde, o Real Madrid e o Boca Juniors. A sede seria na Espanha e os jogos ocorreriam entre 28 de julho e 12 de agosto de 2000.

No entanto, poucos meses antes da competição iniciar, Joseph Blatter, então presidente da entidade máxima do futebol, anunciou o cancelamento. Os motivos pelos quais o encerramento foi oficializado foi o financeiro e o calendário das equipes europeias.

“O período em que a competição estava marcado acabou ficando particularmente inconveniente, do ponto de vista de partidas nacionais e internacionais. Seria inconveniente para clubes e seleções”, argumentou Blatter na época.

A Fifa acabou pagando uma indenização de 750 mil dólares aos clubes, um valor inferior aos US$ 2,7 milhões que cada um receberia para participar do torneio.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Mundial de Clubes da Fifa só voltou em 2005

Entre os anos de 2001 e 2004, o campeonato ficou suspenso. Nesse período as equipes continuaram disputando o Intercontinental.

O Mundial só retornou em 2005, edição na qual o São Paulo sagrou-se campeão ao derrotar o Liverpool na final. Por conta de adequação, o formato foi diferente do realizado em 2000 – o que prevalece até os dias de hoje.

O Palestra, prejudicado nessa história, só voltou a participar da competição em 2020, na qual terminou em quarto lugar, e na temporada seguinte, quando ficou com o vice.

Comentários estão fechados.