Fifa toma atitude e “retira” títulos mundiais de São Paulo, Inter e Corinthians

A Fifa decidiu tomar uma atitude drástica e retirou, por assim dizer, os títulos mundiais conquistados por São Paulo, Internacional e Corinthians. Com a criação da Copa do Mundo de Clubes, a entidade máxima do futebol agora trata o antigo Mundial, que continua sendo realizado anualmente, como Intercontinental.

Em uma publicação nas redes sociais, a federação internacional classificou todas as conquistas mundiais anteriores, de 1960 a 2024, como títulos intercontinentais. Com isso, SP, Corinthians e Inter “perderam” o status de campeões do mundo, uma vez que agora o Mundial passa a ter o mesmo peso do Intercontinental.

O time do Parque São Jorge conquistou duas vezes o Mundial de Clubes, a primeira delas na controversa edição de 2000 e a outra em 2012. Em 2005, foi a vez do SP, que já tinha faturado dois intercontinentais, ganhar. Já no ano seguinte, o Colorado foi quem colocou as mãos na taça.

Esses êxitos não deixarão de ser considerados. Mas a partir de agora, o campeonato mais pesado será a Copa do Mundo de Clubes ou Super Mundial, como vem sendo chamado por aqui. O certame será realizado a cada quatro anos, com 32 participantes, assim como acontece no atual formato da Copa entre seleções.

Palmeiras pode repetir feito de 1951

Em 1951, o Verde ganhou o primeiro torneio de caráter mundial disputado entre agremiações. Conquista essa que faz o clube se orgulhar de ser o primeiro campeão do mundo.

Garantido no Super Mundial, o Palestra pode repetir o pioneirismo em 2025, conquistando o mais novo campeonato da Fifa. Não será uma tarefa das mais simples, obviamente, mas não é impossível.

Comentários estão fechados.