FIFA termina com todas as piadas e confirma título mundial do Palmeiras
O Palmeiras é, sem dúvidas, um dos maiores clubes do futebol brasileiro. Porém, o argumento que os rivais se utilizam para sempre “rebaixarem” o Verdão nesse quesito, é a ausência de um título do Mundial de Clubes na galeria alviverde. Para o Palmeiras e seus torcedores, este argumento não é valido, pois ambos consideram-se campeões mundiais de 1951, quando conquistaram a Taça Rio, um torneio intercontinental realizado no RJ.
A FIFA – maior entidade do futebol no mundo -, por sua vez, já reconheceu, em diversos momentos, o Palmeiras como o 1º campeão do Mundial de Clubes. No entanto, por conta do reconhecimento tardio, os torcedores rivais “zoam” afirmando que o Alviverde possui o Mundial conquistado via fax. Apesar do reconhecimento, a FIFA também já voltou atrás sobre a afirmação do Palmeiras e passou a usar a expressão “primeiro campeão global”.
Atualmente para a entidade, os campeões do Mundial de Clubes são reconhecidos após a década de 60. Entretanto, as afirmações da FIFA geram polêmicas e confusões sobre a Copa Rio de 51, então conquistada pelo Palmeiras, uma vez reconhecida e depois “corrigida”. Em 2021, antes do Palmeiras enfrentar o Chelsea na final do Mundial de Clubes, a Federação afirmou que, assim como o rival Corinthians, o Palmeiras possui um título mundial.
“Palmeiras e Corinthians foram campeões mundiais uma vez cada. A oportunidade de superar seu maior rival (em número de títulos) te dá uma motivação extra?”, questionou a FIFA, em entrevista com o atacante Rony, do Palmeiras, antes da final do Mundial de Clubes.
Veja texto resgatado pelo FIFA que reconhece o Palmeiras como campeão mundial
“Um campeonato mundial havia sido sonhado e discutido por anos por alguns dos maiores percursores do futebol – Jules Rimet, Ottorino Barassi e Stanley Rous entre eles – e finalmente foi marcado para 1951 no Brasil, que recentemente sediou a Copa do Mundo FIFA. A competição de oito times envolveu algumas das melhores equipes da Europa, o gigante uruguaio Nacional e a dupla brasileira Vasco da Gama e Palmeiras, que se classificaram como finalistas do Torneio Rio-São Paulo”
“…O Rio de Janeiro estava lotado no dia da decisão, com cerca de 10.000 italianos lotando seus hotéis, certos de que a Juve sairia triunfante. Ainda assim, Liminha, um jovem de 21 anos que havia começado o torneio no banco, ajudou a marcar a estreia e marcou um gol no final do jogo, que conquistou o título no empate de 2 a 2 diante de mais de 100.000 no Maracanã”, diz o site oficial da FIFA.
Comentários estão fechados.