FIFA sacramenta nova competição internacional e o Palmeiras comemora
A Fifa anunciou a alteração no atual formato do Mundial de Clubes, que será disputado em paralelo com a super versão da competição, realizada a cada quatro anos. O novo torneio tem semelhanças com a extinta Copa Toyota e contará com os clubes campeões dos principais campeonatos continentais.
O objetivo da entidade máxima do futebol é tirar a competição do papel já em 2024. Neste caso, ela voltaria a ser disputada somente em 2026, uma vez que o super Mundial com 32 times ocorrerá em 2025.
A única certeza relacionada ao torneio é que os campeões continentais se enfrentarão em mata-mata para definir quem será o adversário do vencedor da Liga dos Campeões da Europa na grande final.
Outros detalhes não foram divulgados pela federação. Ainda não se sabe, por exemplo, como serão realizados esses jogos de playoff, se terão uma data e sede única definidas previamente ou se serão espaçados ao longo do ano. Quanto à final, não há certeza se será em campo neutro.
Nem sequer o nome do campeonato está determinado. Havia-se cogitado, inclusive, da palavra Intercontinental ser utilizada, assim como era no passado com a Copa Toyota, porém é tudo especulação.
Fifa garantiu o Palmeiras no super Mundial de Clubes
Enquanto o Mundial anual não está definido, o Verdão projeta a disputa da super edição de 2025. Campeão da Libertadores de 2021, o Maior Campeão Nacional será um dos 32 participantes.
Os times serão divididos em grupos de quatro equipes cada. Mais detalhes também precisam vir à tona. A federação estuda somente os primeiros colocados de cada chave avançarem para a fase eliminatória e se enfrentarem a partir daí.
Os classificados para a competição serão definidos pelos campeões continentais de 2021 a 2024 e as outras vagas serão preenchidas pelos rankings das federações.
Comentários estão fechados.