Fifa reconhece mundial e encerra com piada sobre o Palmeiras

Os rivais gostam de provocar o torcedor do Palmeiras dizendo que o clube alviverde não possui o título mundial. No entanto, recentemente, a Fifa deu mais uma prova de que o Verdão conquistou a competição. Em uma matéria publicada em sua página oficial, a entidade exaltou a conquista da Copa Rio de 1951, em cima da Juventus, da Itália, e classificou o time paulista como um ‘campeão global’.

O tema causa controvérsias até mesmo por conta da postura da Fifa, que por vezes não é clara quando se trata do assunto. A entidade nomeia o Palmeiras de ‘campeão global’, mas por outro lado considera ‘Mundial’ os torneios que foram disputados a partir de 1960, o que tiraria a Copa Rio de 1951 da jogada. No entanto, em seu site oficial, o termo utilizado é ‘campeonato mundial’.

“Um campeonato mundial havia sido sonhado e discutido por anos por alguns dos maiores percursores do futebol – Jules Rimet, Ottorino Barassi e Stanley Rous entre eles – e finalmente foi marcado para 1951 no Brasil, que recentemente sediou a Copa do Mundo FIFA. A competição de oito times envolveu algumas das melhores equipes da Europa, o gigante uruguaio Nacional e a dupla brasileira Vasco da Gama e Palmeiras”.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

“O Rio de Janeiro estava lotado no dia da decisão, com cerca de 10.000 italianos lotando seus hotéis, certos de que a Juve sairia triunfante. Ainda assim, Liminha, um jovem de 21 anos que havia começado o torneio no banco, ajudou a marcar a estreia e marcou um gol no final do jogo, que conquistou o título no empate de 2 a 2 diante de mais de 100.000 no Maracanã”, diz o site da Fifa.

Palmeiras é exaltado em site da Fifa

Ainda no documento, a Fifa exalta alguns times históricos do Palmeiras, como as chamadas Academias dos anos 1960 e 1970, assim como a ‘Era Parmalat’, no início dos anos 90. Personagens como o goleiro Marcos e o técnico Luiz Felipe Scolari, o Felipão, também são lembrados.

Comentários estão fechados.