Fifa pode tirar a Seleção Brasileira da Copa do Mundo
A Fifa pode punir severamente a Seleção Brasileira, podendo até mesmo tirar o time pentacampeão mundial da Copa do Mundo de 2026. Isso pode acontecer caso Ednaldo Rodrigues, atual presidente da CBF, seja destituído do cargo. O julgamento que definirá a situação acontece nesta quarta-feira (9), no Supremo Tribunal Federal (STF).
A federação internacional já se posicionou abertamente contra o afastamento do mandatário brasileiro. Em cartas enviadas à confederação, a entidade máxima do futebol chegou a colocar possíveis sanções em pauta. Uma delas seria tirar as seleções masculinas e femininas das competições oficiais.
As medidas podem ser ainda mais severas, atingindo os clubes nacionais e impedindo-os de participar de torneios como Copa Libertadores da América, Copa Sul-Americana e até mesmo o novo Mundial de Clubes. Sem dúvidas, seriam ações que causariam grande impacto no esporte bretão verde e amarelo como um todo.
Ednaldo foi afastado do cargo após decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Pouco depois, uma liminar do ministro Gilmar Mendes o recolocou na presidência. É justamente essa liminar que será analisada pelo STF no julgamento de hoje.
Seleção Brasileira tem compromisso pelas Eliminatórias
Enquanto as questões de bastidores são resolvidas fora das quatro linhas, dentro de campo o Brasil tenta assegurar o seu lugar na Copa de 2026. Por enquanto, o quinto lugar nas Eliminatórias vai garantindo o selecionado canarinho, mas as perspectivas estão longe de serem positivas.
A Seleção vem de resultados e atuações ruins que colocam em xeque a participação no Mundial. Nesta quinta-feira (10), os comandados de Dorival Júnior entram em campo novamente, desta vez para enfrentar o Chile, em Santiago.
Comentários estão fechados.