Fifa pode realizar mudança e excluir quatro times da 1ª divisão brasileira
Quatro times da primeira divisão nacional podem ser excluídos do novo jogo da Fifa, agora chamado EA Sports FC. O game, que historicamente é bastante criticado pelos fãs brasileiros por não representar devidamente o futebol verde e amarelo, pode criar uma insatisfação ainda maior com uma nova decisão.
Como se sabe, os clubes brasileiros não constam no jogo da EA por conta de direitos autorais. Isso, por si só, já revolta os torcedores. Mas agora a nova atualização excluirá as quatro equipes rebaixadas para a segunda divisão. Ou seja, apenas os 16 times da primeira divisão estarão presentes.
Em entrevista concedida recentemente, um dos desenvolvedores do jogo explicou o imbróglio envolvendo os direitos autorais dos campeonatos de futebol. No caso do Brasil, por exemplo, como não há uma liga formada, não é tão simples obter a licença de tudo e, por essa razão, os clubes são genéricos.
“Gostaria apenas de observar que, em relação à licença da FIFA, ela não traz consigo direitos, ela não vem com jogadores, times ou ligas. Então não é tão simples, por exemplo, como negociar com a NFL, ou a NBA, ou a MLB, em que no máximo você tem que negociar com uma liga e uma associação de jogadores”, disse o desenvolvedor.
“Novo Fifa” não tem os direitos do Brasileirão
Diferentemente de outros campeonatos, o Brasileiro exigiria da EA não só uma negociação. Além dos direitos da liga, a desenvolvedora precisaria negociar direitos de imagem diretamente com as agremiações e com os atletas – o que torna o negócio inviável.
Em outros lugares do mundo, como Inglaterra e Espanha, esse processo é mais simples e a empresa consegue obter as licenças das ligas, times e jogadores com maior facilidade. Por essa razão, Premier League e La Liga constam normalmente no game, enquanto o Brasileirão costuma ser genérico.
Comentários estão fechados.