Fifa pode mudar regra para ajudar Weverton no Palmeiras
A Fifa estuda mudar uma das regras do jogo que pode acabar beneficiando Weverton, do Palmeiras, e os demais goleiros num futuro próximo. Trata-se de uma modificação em cobranças de pênalti durante o tempo regulamentar. A ideia é acabar com o rebote.
Quem sugeriu essa mudança na regra foi Pierluigi Collina, ex-árbitro e atual presidente da comissão de arbitragem da entidade máxima do futebol. Em entrevista concedida ao jornal espanhol La Reppublica, o italiano argumentou que as penalidades deveriam passar a ser cobradas uma única vez e sem rebote. Em caso de defesa do arqueiro, o jogo reiniciaria.
”Os goleiros deviam reclamar disso, pois 75% dos pênaltis já resultam em gol e, ainda assim, os atacantes têm uma segunda oportunidade se o goleiro defender. Os pênaltis deveriam ser cobrados uma vez só, sem rebote. Ou você marca, ou o jogo recomeça em tiro de meta. Isso evitaria toda a aglomeração na entrada da área também”, disse.
Essa medida, sem dúvidas, faria a alegria do paredão alviverde e dos goleiros de futebol espalhados pelo mundo. Em contrapartida, é uma mudança que não agrada em nada quem vai a marca da cal e aqueles que preferem um jogo com mais gols.
Árbitro lendário é chefe na Fifa
Collina é tido por muitos como um dos maiores árbitros de todos os tempos. No currículo, constam finais de Liga dos Campeões e de Copa do Mundo. Foi ele, por exemplo, quem apitou a vitória do Brasil sobre a Alemanha em 2002.
O italiano foi eleito seis vezes o melhor árbitro do mundo pela IFFHS, nos anos de 1998, 1999, 2000, 2001, 2002 e 2003.
Comentários estão fechados.