Fifa pode mudar regra e liberar para Abel Ferreira desafiar o juiz

Em breve, o técnico Abel Ferreira poderá desafiar os árbitros durante os jogos do Palmeiras. Isso porque a Fifa estuda implementar o sistema de desafio, já presente em outros esportes, no futebol. A ideia é alterar a atual concepção do VAR.

A entidade máxima do futebol já realizou testes nas Copas do Mundo Femininas das categorias Sub-17 e Sub-20 deste ano, além da Fifa Youth Cup. Agora, a federação aguarda a autorização da International Board (IFAB), que regulariza questões de arbitragem, para seguir adiante com a nova medida.

O objetivo é ampliar os testes para outras competições até poder chegar na elite do esporte bretão atual. Com o desafio, os treinadores passariam a ter direito a um determinado número de solicitações, com o juiz indo até a cabine de vídeo para rever a jogada sozinho, com o auxílio de um operador de replay.

A diferença é que não teria um segundo árbitro como acontece hoje com o VAR. Em muitas ocasiões, esse segundo profissional acaba influenciando nas decisões do apitador principal, reapitando os lances. Essa é, justamente, uma das tantas reclamações que se tem a respeito da arbitragem de vídeo.

Abel Ferreira poderá desafiar os juízes

Caso essa medida que vem sendo estudada seja implementada futuramente, Abel e os demais técnicos por aqui poderão pedir a revisão de um lance ou outro. Isso já acontece em modalidades como basquete e vôlei.

Nesses esportes, os pedidos de desafio são limitados e não podem ser usados de qualquer jeito. Se a solicitação for bem sucedida, por exemplo, o time continua podendo utilizar o recurso. Já se não for aprovada, a equipe perde o direito de revisão.

Comentários estão fechados.