FIFA pode liberar país a voltar a jogar campeonatos

Três anos após a decisão de suspender a Federação de Futebol da Rússia (RFU) em resposta à invasão da Ucrânia, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, levantou a possibilidade do retorno das equipes do país às competições internacionais. A fala foi dita durante o congresso da UEFA em Belgrado, capital da Sérvia, na quinta-feira (3).

Infantino se colocou a favor do retorno da Rússia ao futebol internacional: “Enquanto as negociações de paz na Ucrânia continuam, espero que possamos mudar as coisas em breve, para trazer a Rússia de volta ao futebol, porque isso significaria que tudo foi resolvido. É isso que temos de querer, é isso que temos de apoiar”.

Zoran Laković, diretor de associações nacionais da UEFA, também falou sobre o tema: “Espero que este ano o esporte russo, incluindo a seleção de futebol, finalmente volte a ser o que era antes dessa situação. Eles voltarão para a família do esporte europeu”.

Embora a dupla tenha se mostrado adepta a ideia da volta russa, houve dirigentes que se mostraram contrários a ideia. Bernd Neuendorf, presidente da Federação Alemã de Futebol, foi um deles. Segundo o alemão, “a Rússia continua sua guerra contra a Ucrânia, violando o direito internacional” e que a situação “não mudou”.

Em fevereiro de 2022, FIFA e UEFA decidiram pela suspensão da Rússia, envolvendo odas as seleções do país, incluindo seleções de base, masculinas e femininas, além dos clubes. Na ocasião, o Spartak Moscou chegou a ser eliminado da Liga Europa.

Por fim, se curtiu a matéria não deixe de acessar com frequência o Portal do Palmeirense.

Comentários estão fechados.