Fifa pode excluir a Seleção Brasileira da Copa do Mundo de 2026
A Fifa pode tirar a Seleção Brasileira da Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos EUA, Canadá e México. Essa medida drástica pode ser tomada a depender do desenrolar da história que envolve o afastamento de Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF.
Conforme consta no regulamento da entidade máxima do futebol, está proibido qualquer tipo de “influência indevida de terceiros” nas federações nacionais. O que significa que, em caso de interferência política nos processos das federações, punições, que vão de multa a suspensões esportivas, podem ser aplicadas.
A depender do entendimento da federação internacional, o selecionado canarinho poderia ser excluído do Mundial de 2026. Até mesmo os clubes poderiam sofrer sanções, como, por exemplo, Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo sendo retirados da disputa da Copa do Mundo de Clubes, que será realizada agora nos meses de junho e julho.
A tentativa de Ednaldo de recorrer ao Supremo Tribunal Federal para tentar cancelar a nova eleição presidencial pode contribuir para uma ação da Fifa. Até o momento, contudo, nem a entidade máxima nem a Conmebol se pronunciaram oficialmente sobre o caso.
Seleção Brasileira não está confirmada na Copa de 2026
No que diz respeito ao campo e bola, o selecionado canarinho sequer confirmou a vaga na próxima Copa do Mundo. Diferentemente das edições anteriores, nas quais os êxitos vieram com antecedência, o Brasil chega nas últimas rodadas das Eliminatórias precisando garantir o seu lugar no principal torneio do esporte bretão.
Em junho, os comandados de Carlo Ancelotti vão enfrentar Equador e Paraguai. Já em setembro, fecham as Eliminatórias diante de Chile e Bolívia. Hoje, o time verde e amarelo é o quarto colocado na tabela de classificação, com 21 pontos conquistados.
Comentários estão fechados.