Fifa pode aplicar punição pesada ao Palmeiras
A Fifa pode aplicar uma punição pesada ao Palmeiras por conta de ocorrido na partida contra o Chelsea, pelas quartas de final do Super Mundial. Tanto o Verdão quanto o time inglês correm o risco de serem multados pela entidade máxima do futebol devido ao destempero de seus jogadores no campo de jogo.
Em determinado momento do duelo, Agustin Giay e Liam Delap se desentenderam e desencadearam um princípio de confusão que passou a ser mais acalorado entre Richard Ríos e Enzo Fernández. Embora em campo nenhuma punição tenha sido aplicada pela arbitragem, o episódio pode render multas aos clubes.
Segundo o ex-árbitro e ex-dirigente da Fifa, Keith Hackett, a federação internacional deve adotar uma medida semelhante ao que acontece na Premier League quando as equipes são acusadas de “falhar em controlar seus jogadores”. A penalização pode chegar a 250 mil libras (R$ 1,86 milhão, na cotação atual).
“Temos um protocolo muito claro. Quando há uma confrontação, o árbitro precisa agir rapidamente. Se for aplicar um cartão, deve mantê-lo à altura do joelho para não inflamar ainda mais os ânimos. O mínimo que se esperaria seriam dois cartões amarelos. Nenhum foi dado, o que representa uma falha clara da arbitragem”, disse Hackett, em entrevista ao site Football Insider.
Palmeiras pode pagar por reincidência do Chelsea
Ainda de acordo com Hackett, o fato dos Blues serem reincidentes pode pesar na avaliação da entidade. Durante a fase de grupos, no jogo contra o Flamengo, o atacante Nicolas Jackson foi expulso e pegou duas partidas de gancho por conduta violenta.
O Verde, por sua vez, não possui nenhum registro do tipo no torneio, o que poderia atenuar a pena. Entretanto, como a sanção compartilhada entre as duas agremiações, o fato de não ter sido punido anteriormente de nada deve valer a favor do Palestra.
Comentários estão fechados.