FIFA não quis saber e cancelou super mundial que o Palmeiras estava classificado para jogar

O Palmeiras já estava classificado para o Mundial da FIFA, e viu a competição ser cancelada às vésperas de sua disputa, sem muitas explicações por parte da entidade máxima do futebol. O ano era 2000, o Verdão era o vigente campeão da Libertadores – vencida um ano antes, sobre o Deportivo Cali, da Colômbia -, e teria sua participação acertada para a edição de 2001 do novo torneio de clubes.

De acordo com PVC, do ‘UOL Esporte’, na ocasião, o Verdão já havia até viajado à Espanha, onde o Mundial seria disputado, treinando nas instalações do Atlético de Madrid, quando a FIFA anunciou o adiamento do torneio para 2003. Posteriormente, cancelou o evento, depois da ruptura de contratos com seus patrocinadores – e, é claro, a falência da agência ISL. Super Mundial corre o mesmo risco?

Clubes e ligas da Europa sobem o tom contra a realização do Super Mundial e colocam a FIFA contra a parede

Para quem pensa que o anúncio dos 12 estádios e das 11 cidades-sede da competição, que será disputada nos Estados Unidos, entre os meses de junho e julho de 2025, garantem a realização do torneio, estão completamente enganados. Afinal, a FIFA já fez isso no citado caso do torneio de 2001, mencionado acima, onde até a tabela de jogos, com datas, locais e horários, já havia sido publicada.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Agora, contudo, o motivo pode ser a pressão e o possível boicote de jogadores e clubes da Europa. O presidente da LaLiga, o Campeonato Espanhol, Javier Tebas, por exemplo, se posicionou oficialmente contra a realização do Super Mundial. Em junho, o técnico do Real Madrid, Carlo Ancelotti, já havia manifestado seu descontentamento com a disputa do torneio.

“Cancele o Mundial e vamos sentar para negociar. Dialogar e negociar são coisas diferentes. A negociação termina com um acordo e o diálogo termina em nada. Estamos dialogando com a Fifa há anos. Os objetivos que vocês têm para o mundo do futebol também são os nossos objetivos, mas eles não se resolvem com um Mundial de Clubes”, afirmou Tebas, em evento realizado na Europa.

Comentários estão fechados.