FIFA não quer nem saber e tira título mundial do Santos
Perto do início do Mundial de Clubes, a FIFA desconsiderou o título Intercontinental do Flamengo, que representará o Brasil no torneio. Ao traçar o perfil do clube carioca, a entidade máxima do futebol afirmou que o Fla irá em busca da sua primeira conquista do mundo.
Na publicação, a FIFA simplesmente ignora o título de 1981 do Rubro-Negro, quando Zico. Nunes, Adílio e companhia deram show e bateram o Liverpool por 3 a 0.
Sendo assim, a entidade não leva em consideração também os títulos da Copa Toyota do Santos, conquistados em 1962 e 1963. Os troféus que são levados em conta são apenas os Mundiais realizados por ela, a partir de 2000, ou os que foram chancelados, como o do Verdão, de 1951.
A realidade é que a Copa Toyota tem pouca relevância nos dias atuais, afinal de nada tinha de campeonato mundial, uma vez que se restringia aos campeões da América do Sul e da Europa.
Além disso, a competição era disputada em dois jogos apenas, e os europeus davam importância quase nula a ela – não à toa alguns deles se recusaram a participar sem nem pensar duas vezes.
O Peixe, portanto, terá de escalar a montanha de futebol para chegar ao topo do planeta, coisa que ainda não conseguiu fazer na avaliação da FIFA.
Santos passou vergonha no Mundial da FIFA
A única participação santista no campeonato de clubes do mundo aconteceu em 2011, quando o time ainda contava com nomes como Neymar e Paulo Henrique Ganso.
O Alvinegro Praiano até passou pelo Kashiwa Reysol, do Japão, na semifinal, mas levou um chocolate do Barcelona na grande decisão. No jogo classificado por Pep Guardiola como um dos melhores de seu lendário time, Messi (duas vezes), Cesc Fábregas e Xavi Hernández fizeram 4 a 0 para o Barça, que poderia ter feito um estrago ainda maior.
Comentários estão fechados.