FIFA não perde tempo e dá fim a piada sobre Mundial do Palmeiras
A Fifa reconhece a Taça Rio de 1951 do Palmeiras como o primeiro campeonato mundial de clubes. Em matéria feita nas vésperas da final do Mundial de Clubes de 2021, contra o Chelsea, a entidade máxima do futebol cita a conquista e a possibilidade do mundo ser pintado de verde e branco pela segunda vez.
Na publicação no site oficial da Fifa, alguns dos principais títulos do Verdão são destacados, como as Libertadores e os Brasileiros. Porém, o destaque fica por conta da Taça Rio, tão planejada e discutida por figuras importantes do futebol.
“O sonho de um campeonato mundial foi sonhado e discutido durante anos por algumas das principais figuras do futebol – Jules Rimet, Ottorino, Barassi and Stanley Rous – e foi finalmente organizado em 1951, no Brasil, que havia recentemente recebido a Copa do Mundo”, diz o texto.
A entidade ainda fez questão de destacar as dificuldades da competição, que contou com times do calibre de Juventus, da Itália, e Vasco da Gama, favoritos à conquista na ocasião.
Cafú confirmou que o Palmeiras ganhou o Mundial de Clubes
Jogador do Palmeiras nos anos 90 e multicampeão em sua carreira, Cafú esteve no The Noite, do SBT e confirmou que a Fifa reconhece o Palmeiras como campeão mundial. Ele explicou a situação, que embora a entidade não se manifeste sobre o tema, a questão é tratada nos bastidores.
“Palmeiras tem mundial. Eu fui nos arquivos da Fifa e dei uma olhada. Eu tenho acesso a toda documentação”, disse.
Cafú tem muita moral dentro da entidade, já que foi campeão mundial em 1994 e 2002. O presidente da instituição, Gianni Infantino, chegou a rir do Palmeiras por causa da questão,
“Eu não vi no site, eu fui direto nos arquivos mesmo. Eu faço parte dos stakeholders da Fifa, né? Sou da comissão que define todos os regulamentos e mudanças no futebol”, citou o ex-jogador.
Título do Verdão, chancelado pela Fifa, teve significado de Copa do Mundo
A organização da Taça Rio ficou por conta da CBD (Confederação Brasileira de Desportos), mas teve o aval da entidade máxima do futebol. O objetivo da criação do campeonato era recriar a Copa do Mundo de 1950 perdida pelo Brasil de maneira trágica, no episódio que entrou para a história como ‘Maracanazo’.
O Alviverde levou a melhor sobre as principais equipes de alguns dos países que disputaram a Copa um ano antes. Além de Juventus e Vasco, participaram Sporting (Portugal), Nice (França), Áustria Viena (Áustria), Nacional (Uruguai) e Estrela Vermelha (Sérvia).
Comentários estão fechados.