FIFA muda cenário e reconhece apenas 4 brasileiros no Mundial de Clubes

O Mundial de Clubes, organizado pela Fifa neste século, é a mais tradicional competição intercontinental do futebol. Apesar de seu status, a competição reúne algumas controvérsias um tanto quanto polêmicas envolvendo os seus legítimos campeões. E, recentemente, a própria entidade resolveu colocar mais uma pitada nesse molho de divergências.

Em publicação feita em seu site oficial, a federação apontou apenas três times brasileiros como campeões do mundo: Internacional, São Paulo e Corinthians. O Colorado derrotou o Barcelona, em 2006; o São Paulo bateu o Liverpool, em 2005; enquanto o Corinthians superou o Chelsea, em 2012, e o Vasco, em 2000.

Como se sabe, o órgão distingue o Mundial, realizado por ele desde o início deste século, do Intercontinental, que era disputado anteriormente, com organização da Conmebol e da Uefa. Embora seja reconhecida a importância do certame precursor, um valor maior é dado ao que veio depois e segue ativo – muito por razões políticas.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Por isso, em publicações como a que foi citada outras agremiações brasileiras que ergueram a taça do Intercontinental não aparecem – o que motiva provocações por parte de torcedores rivais. São elas o próprio São Paulo, o Grêmio, o Santos e o Flamengo.

Super Mundial de Clubes da Fifa terá quatro clubes brasileiros

Em 2025, a federação internacional colocará em prática o seu novo campeonato, que tem a pretensão de superar o Mundial como conhecemos até hoje. Ao todo 32 participantes vão disputar o torneio nos Estados Unidos, entre junho e julho.

Desses 32 times, quatro são brasileiros. Três deles já estão confirmados: Palmeiras, Flamengo e Fluminense. A quarta vaga está entre Botafogo e Atlético-MG, que se enfrentam na decisão da Copa Libertadores.

Comentários estão fechados.