FIFA garante título mundial do Palmeiras e dá fim a piada dos rivais
A Fifa confirmou que o Palmeiras é o primeiro campeão mundial de clubes do mundo. Para a entidade máxima do futebol, a conquista da Copa Rio de 1951 por parte do Verdão se trata de um título de caráter internacional, equivalente ao seu atual torneio, o que coloca fim nas discussões e zoações dos rivais em relação ao feito palestrino.
Em matéria publicada em seu site oficial, a federação exaltou o êxito palmeirense, destacando o significado da competição e a dificuldade que foi vencê-a. A publicação trata o Alviverde como um legítimo campeão do mundo. Confira abaixo um trecho da reportagem feita pela entidade máxima do futebol.
“Um campeonato mundial havia sido sonhado e discutido por anos por alguns dos maiores percursores do futebol – Jules Rimet, Ottorino Barassi e Stanley Rous entre eles – e finalmente foi marcado para 1951, no Brasil, que recentemente sediou a Copa do Mundo FIFA. A competição de oito times envolveu algumas das melhores equipes da Europa”, diz o texto.
Apesar da chancela da federação e da historiografia, a Taça Rio de 51 ainda é alvo de muitas contestações e piadas por parte dos rivais do Palestra. O fator rivalidade, sem dúvidas, é o principal ponto para que a conquista de caráter global, relevante e comprovada do primeiro time campeão do mundo seja contestada.
Para erguer a taça, o Verde precisou passar pela fase de grupos, bater o Vasco na semi, uma potência daqueles tempos, e na grande decisão derrotar a Juventus. O título foi celebrado por todo o país e destacado pelos jornais mais importantes da época devidamente como uma conquista de nível mundial.
Palmeiras disputará Mundial de Clubes da Fifa
O Verdão terá uma nova chance de pintar o planeta de verde e branco novamente. Isso porque o clube está garantido na super edição da competição da federação internacional, prevista para 2025. O torneio contará com 32 representantes das diferentes regiões do mundo – o Alviverde, campeão da Libertadores de 2021, tem vaga assegurada.
Comentários estão fechados.