Fifa deu aval para o Palmeiras comemorar título mundial
Na semana passada, a Fifa atualizou a lista dos campeões mundiais em seu site oficial e o assunto virou pauta no noticiário esportivo brasileiro. Esse é mais um capítulo na longa história de idas e vindas no processo de reconhecimento da entidade sobre o título da Copa Rio de 1951 do Palmeiras.
Em 2014, o governo brasileiro chegou a reconhecer a conquista do Verdão. De acordo com Aldo Rebelo, então Ministro do Esporte, a federação internacional enviou um documento reconhecendo o Maior Campeão do Brasil como primeiro campeão do mundo. Recentemente, a ata juramentada do órgão foi entregue ao clube.
Anos depois, em 2019, o ex-presidente da entidade, Joseph Blatter, afirmou em entrevista à ESPN que o título foi, sim, reconhecido. A questão, porém, é que a administração da federação mudou e desde então há uma indefinição a respeito do tema. Se antes havia reconhecimento, agora não há mais.
Oficialmente, a Fifa reconhece apenas os campeões do antigo Intercontinental e do atual Mundial de Clubes. Ou seja, os torneios realizados de 1960 para cá. Em seu site, o órgão aponta o Real Madrid como primeiro campeão de clubes do mundo.
Palmeiras conquistou a Copa Rio de 1951
Reconhecida ou não como Mundial, fato é que a Copa Rio de 51 é uma das conquistas mais importantes da história da SEP. Depois de passar pela fase de grupos e pelas semifinais, o Palestra bateu a Juventus na grande decisão e faturou o caneco.
Mais de 100 mil pessoas estiveram presentes no Maracanã. O feito repercutiu na imprensa, que destacou o Alviverde como primeiro campeão de clubes do mundo.
Comentários estão fechados.