FIFA decidiu “prejudicar” o Palmeiras
A partir de 2025, o Mundial de Clubes da FIFA passará por uma reformulação significativa. A mudança primordial reside na escolha dos Estados Unidos como palco do torneio, uma decisão que se alinha às sedes da Copa do Mundo de 2026.
Uma das grandes inovações é a garantia de participação direta para os campeões continentais entre 2021 e 2024. Sendo assim, Palmeiras, Flamengo e Fluminense, que venceram a Libertadores nos últimos anos, já estão classificados para o torneio.
O único problema para os brasileiros, é que esse torneio deverá acontecer no meio de 2025, com a temporada do futebol brasileiro em andamento, sendo assim, os clubes classificados terão que se virar para encaixar as datas em seu calendário.
A Conmebol terá direito a seis vagas no torneio, com quatro vagas sendo preenchidas pelos últimos campeões da Libertadores. Ainda não se sabe o que a entidade fará com as outras duas vagas, mas a tendência é de que elas sejam distribuídas para es equipes com melhor pontuação no ranking da confederação. Até o momento já estão classificados:
- Palmeiras
- Flamengo
- Fluminense
- Chelsea
- Real Madrid
- Manchester City
- Monterrey
- Seattle Sounders
- León
- Al-Hilal
- Urawa Red Diamonds
- Al Ahly
- Wydad Casablanca
- Clube indicado pelo anfitrião (Estados Unidos)
Divisão de vagas para o novo Mundial de Clubes:
- AFC (Ásia): 4
- CAF (África): 4
- Concacaf (América do Norte e Central): 4
- Conmebol: 6 (América do Sul)
- OFC (Oceania): 1
- Uefa (Europa): 12
- País-sede do torneio: 1
Brasileiros tem sofrido no Mundial de Clubes da FIFA
A derrota do Flamengo para o Al-Hilal no Mundial de Clubes de 2023 fez com que pelo décimo ano consecutivo o Mundial de Clubes não venha para a América do Sul. O último sul-americano campeão do torneio foi o Corinthians em 2012, quando derrotou Chelsea por 1×0 na final da competição.
De lá para cá, cinco brasileiros venceram a Libertadores e nenhum deles conseguiu ser campeão do Mundo. O Atlético Mineiro acabou eliminado nas semifinais para o Raja Casablanca em 2013, o Grêmio foi vice para o Real Madrid em 2017, o Flamengo perdeu para o Liverpool na prorrogação em 2019 e o Palmeiras foi eliminado nas semifinais para o Tigres em 2021 e perdeu para o Chelsea em 2022.
Comentários estão fechados.