Fifa confirmou erro e o Brasil poderia ficar só com 4 Copas do Mundo
Em 2002, a Fifa confirmou declaração do atacante Marc Wilmots, após a partida entre Brasil e Bélgica, válida pela Copa do Mundo. Na oportunidade, o capitão do selecionado belga afirmou que o árbitro do jogo lhe disse que errou em gol mal anulado da equipe que acabou beneficiando o time canarinho.
Segundo Wilmots, o juiz jamaicano Peter Prendergast lhe pediu desculpas no intervalo do duelo por ter invalidado o tento de forma equivocada. O apitador viu o lance no intervalo e admitiu que anulou de maneira equivocada a bola na rede anotada pelo atacante.
“Mas aí já era tarde. Fiquei satisfeito porque ele foi sincero e lamentou o erro. Assim é o futebol, agora não adianta reclamar. Mas que é chato sair dessa forma é”, disse o atleta em entrevista a uma TV belga.
A assessoria da entidade máxima do futebol mundial confirmou a informação e lamentou o erro. Quem também conversou com o árbitro foi o técnico da Seleção da Bélgica, Robert Waseige, que deixou o cargo após a eliminação.
A Fifa, no entanto, não puniu o juiz pela falha admitida informalmente. A federação lembrou de outros erros cometidos em Mundiais como justificativa e garantiu que não poderia tomar alguma medida, pois o resultado do confronto estava sacramentado.
“Em nenhum momento, fizemos insinuação alguma, porque não acredito nisso. Ele [juiz” errou, pois todos nós erramos. Só lamento que tenha sido contra a Bélgica”, declarou Waseige.
Brasil foi beneficiado no pentacampeonato
Além do erro na vitória sobre a Bélgica por 2 a 0, o Brasil ainda foi beneficiado por outro grave equívoco da arbitragem na campanha do quinto título mundial. Diante da Turquia, a equipe de Felipão aproveitou um pênalti mal marcado para vencer por 2 a 1 e descomplicar o jogo para lá de difícil.
Aliás, o histórico de lances favoráveis ao time verde e amarelo nas Copas é longo e se não é nenhum absurdo afirmar que eles tiveram sua contribuição para que a Seleção Brasileira se tornasse a maior vencedora da competição.
Comentários estão fechados.