Fifa aplica punição e Seleção não vai mais poder jogar a Copa do Mundo

Graças a punição aplicada pela Fifa, seleção está impedida de disputar a Copa do Mundo, torneio mais importante do futebol. A entidade máxima do esporte bretão suspendeu a federação do Congo (Fecofoot) e o país africano não pode jogar as competições internacionais organizadas pela instituição.

Em comunicado oficial, o órgão declarou que a República do Congo foi suspensa até segunda ordem e que o motivo da medida foi um problema sério de ingerência. O selecionado tinha dois compromissos em março, contra Índia e Zâmbia, ambos válidos pelas Eliminatórias do Mundial de 2026.

Os Diabos Vermelhos estão no Grupo F das Eliminatórias Africanas e ocupam o último lugar da chave, liderada por Marrocos. Das quatro rodadas realizadas, a equipe disputou apenas dois. No primeiro, perdeu para a Zâmbia por 4 a 2. Já no segundo embate, contra os líderes do grupo, foi derrotada por 6 a 0.

O ano de 2025 é decisivo para as seleções na busca por uma das 48 vagas da Copa que será disputada nos Estados Unidos, no Canadá e no México. Dos 54 países africanos filiados à entidade máxima do futebol, nove disputarão o Mundial.

Copa do Mundo de 2026 terá novo formato

A Copa de 2026 será marcada por uma mudança no formato de disputa. Ao invés de 32 selecionados, a nova formatação contempla 48. Os times serão distribuídos em 12 grupos de quatro, com as duas melhores equipes de cada um avançando, assim como os oito melhores terceiros colocados.

Os 32 classificados se enfrentarão no sistema mata-mata até a grande decisão, conforme já acontecia no antigo formato. A final está prevista para o dia 19 de junho de 2026.

Comentários estão fechados.