Fifa anuncia a Seleção Brasileira como a melhor do mundo
Que a Seleção Brasileira não vem convencendo o torcedor há tempos, todo mundo já sabe, ocupando a singela quarta colocação nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026, sendo eliminada precocemente na Copa América e sequer avançando às semifinais do Mundial há mais de uma década. Mas, isso, no campo, porque nas quadras o cenário é completamente diferente.
A FIFA divulgou, nesta semana, o primeiro ranking de seleções depois da disputa da Copa do Mundo de futsal, com o Brasil ocupando a primeira colocação – de forma disparada: hexacampeã do Mundo, o Brasil chegou aos 1650.75 pontos, com uma boa vantagem sobre Portugal, a segunda colocada, que soma 1546.33 pontos. a Argentina ganhou duas posições no ranking, e agora está em terceiro lugar.
Popular em quase todos os países do mundo, por que o futsal não está nas Olimpíadas?
Sim, o futsal é considerado um esporte olímpico. E isso não significa que a modalidade faça parte da disputa dos Jogos – mesmo sendo regida por uma Federação Internacional e estando comprometida como o código antidoping e a Carta Olímpica, que define as regras do COI. E apesar de sua popularidade global, sua não participação se deve a alguns motivos, considerados principais:
O Comitê Olímpico Internacional tem um número limitado de esportes que podem ser incluídos nas Olimpíadas, e o futsal competiria com outros esportes por um lugar no programa olímpico. Além disso, como o futebol de campo já é um esporte olímpico – e o futsal é uma variação do mesmo -, o COI pode evitar adicionar uma modalidade que seja vista como redundante.
Por fim, mas não menos importante, vale lembrar que a inclusão de novos esportes nas Olimpíadas envolve políticas complexas e negociações entre federações esportivas internacionais e o próprio COI. A Federação Internacional de Futebol (FIFA), que governa tanto o futebol de campo quanto o futsal, pode não ter priorizado a inclusão do futsal nos Jogos Olímpicos.
Comentários estão fechados.