FIFA admite erro e exclui Mundial do Corinthians
A Fifa admitiu erro no Mundial de Clubes de 2000, a primeira e até hoje contestada edição do torneio que reúne os campeões continentais a cada temporada. Naquele ano, quem ergueu a taça foi o Corinthians, batendo o Vasco da Gama na decisão e ficando com o troféu mesmo sem ter sido campeão da Copa Libertadores da América.
O campeonato do mundo de 2000 reúne muitas controvérsias. O desinteresse dos europeus, a presença dos time do Parque São Jorge e São Januário, e, principalmente, o fato de ambos terem feito a final da competição, no Maracanã, no Rio de Janeiro, são algumas das contestações.
A organização da disputa não foi das melhores e a própria entidade máxima do futebol, através da figura do suíço Joseph Blatter, então presidente da federação, admitiu isso. Não por acaso, por essa e outras razões, a edição seguinte do torneio foi cancelada meses antes de ser realizada.
A previsão era de que a copa voltaria a ser disputada em 2003, o que acabou não acontecendo. O certame só foi retomado em 2005, integrando o Intercontinental que era disputado até então e tornando o campeonato o único de caráter mundial entre clubes. Naquele ano, o São Paulo bateu o Liverpool, no Japão.
Fifa retirou título mundial do Corinthians
Nas vésperas da participação do Verdão no Mundial de 2022, a federação internacional publicou uma entrevista com Rony em seu site oficial. Na matéria, a entidade destacou a busca do Palestra pelo bicampeonato do mundo e o fato de que a conquista o colocaria à frente do seu arquirrival, campeão em 2012 – excluindo a conquista de 2000.
Comentários estão fechados.