FIFA acabou com chacota dos rivais e confirmou título mundial do Palmeiras
A Fifa colocou fim às provocações feitas pelos rivais do Palmeiras a respeito do título mundial do clube. Em 2022, nas vésperas da final do campeonato do mundo, contra o Chelsea, da Inglaterra, a entidade máxima do futebol reconheceu a conquista do Verdão da Copa Rio de 1951.
Na ocasião, a federação internacional publicou uma matéria em seu site oficial. No texto, o órgão destacou que o Verdão buscava “pintar o mundo de verde e branco pela segunda vez” diante da agremiação londrina. Uma referência direta ao título obtido no século passado, que faz do Palestra o primeiro campeão mundial de clubes.
A Copa ou Taça Rio de 51 foi organizada pela CBD (que depois deu lugar a CBF), com chancela do órgão suíço. Em sua criação, o torneio tinha como propósito recriar a Copa do Mundo no ambiente de clubes para que o Brasil tivesse a chance de se recuperar do Maracanazo, ocorrido um ano antes.
E foi justamente esse o caráter da conquista palestrina: um título de uma nação. Depois de passar por uma fase de grupos difícil, o time alviverde mediu forças com o Vasco e com a Juventus em dois jogos e ficou com a taça. Na grande decisão contra os italianos, mais de 100 mil pessoas estiveram presentes no Maracanã.
Relembre a trajetória do Palmeiras na Copa Rio de 1951
- 30/06 – Palmeiras 3 x 0 Nice (França) – fase de grupos
- 05/07 – Palmeiras 2 x 1 Estrela Vermelha (Sérvia) – fase de grupos
- 08/07 – Palmeiras 0 x 4 Juventus (Itália) – fase de grupos
- 12/07 – Vasco da Gama 1 x 2 Palmeiras – 1º jogo da semifinal
- 15/07 – Vasco da Gama 0 x 0 Palmeiras – 2º jogo da semifinal
- 18/07 – Palmeiras 1 x 0 Juventus (Itália) – 1º jogo da final
- 22/07 – Palmeiras 2 x 2 Juventus (Itália) – 2º jogo da final
Comentários estão fechados.