Fifa acaba definitivamente com PIADA e confirma título mundial do Palmeiras
O Palmeiras já teve o seu título da Copa Rio de 1951 reconhecido pela Fifa como uma conquista mundial, deixando para trás as provocações dos rivais que dizem que o Verdão jamais levantou o caneco. No entanto, a entidade máxima do futebol internacional confirma que o clube alviverde tem direito a se declarar campeão do mundo.
“Um campeonato mundial havia sido sonhado e discutido por anos por alguns dos maiores percursores do futebol – Jules Rimet, Ottorino Barassi e Stanley Rous entre eles – e finalmente foi marcado para 1951 no Brasil, que recentemente sediou a Copa do Mundo FIFA”, diz um trecho da publicação feita pela Fifa em seu site oficial, reconhecendo o Palmeiras como um dos participante.
“A competição de oito times envolveu algumas das melhores equipes da Europa, o gigante uruguaio Nacional e a dupla brasileira Vasco da Gama e Palmeiras”, concluiu. A matéria recorda ainda que o Verdão bateu a Juventus, da Itália, na final da Copa Rio de 1951 para ficar com a taça inédita. O texto diz que o time alviverde foi o ‘campeão global’ da época, exaltando o feito dos palestrinos.
Palmeiras venceu Copa Rio e foi campeão mundial em 1951
O grande problema é que a Fifa ainda não deixa claro os critérios para reconhecer os campeões mundiais, muito por conta das mudanças nos regulamentos da competição ao longo dos anos. A entidade costuma dizer que o Mundial de Clubes é o torneio organizado a partir de 1960, embora não recebesse esse nome no período, o que abre margem para as polêmicas.
Comentários estão fechados.