Federação impede que time gigante atue em 2025 e jogadores precisam achar novos empregos

Graças a decisão da federação local, clube grande não exercerá atividades profissionais em 2025 e jogadores precisarão encontrar novas equipes. O clube em questão é o Guangzhou FC, da China. Por não conseguir a liberação da Associação Chinesa de Futebol, o time está impedido de atuar profissionalmente.

A decisão da federação chinesa teve como base a parte financeira: por não conseguir cumprir os requisitos econômicos, a agremiação foi penalizada e não poderá disputar a segunda divisão do Campeonato Chinês. O Guangzhou ascendeu no cenário nacional e continental a partir dos anos 2000.

Com investimento pesado, a equipe se tornou uma potência e conquistou a Superliga Chinesa oito vezes, sendo sete seguidas. Em 2013 e 2015, ganhou a Liga dos Campeões da Ásia, o torneio mais importante do continente. Mas as glórias acabaram diante da crise imobiliária que afetou o país de 2020 para cá.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

A Evergrande, responsável por financiar o futebol do clube, decretou falência e deixou como herança uma dívida superior a R$ 1 bilhão. Sem a grana da imobiliária, o Guangzhou caiu de patamar, de divisão e agora está impedido de atuar profissionalmente.

Brasileiros fizeram história no Guangzhou FC

Em meio ao aumento de investimento do futebol chinês, muitos brasileiros se transferiram para lá. O volante Paulinho e os atacantes Ricardo Goulart e Elkeson deixaram seus nomes na história do Guangzhou. 

Luiz Felipe Scolari, um dos grandes ídolos da história do Palmeiras, treinou o time entre 2015 e 2017, antes de retornar ao Verdão.

Comentários estão fechados.