Ex-Palmeiras sofre racismo na Espanha e o mundo se indigna

O armador Yago Matheus, do Ratiopharm Ulm, equipe de basquete alemã, sofreu racismo durante a Eurocup, torneio continental de clubes. Revelado nas categorias de base do Palmeiras, o jogador sofreu ofensas vindas da torcida do Badalona, equipe espanhola, da Catalunha.

Em solo espanhol, foi possível identificar uma torcedora utilizando a palavra ’mono’ para se referir ao atleta, que em espanhol significa ‘macaco’.

O jogador concedeu palavras para o UOL Esporte, onde alegou ser algo repugnante por si só. Para Yago, diz ter sentido na pele o que o atacante Vinicius Junior vem sofrendo no Real Madrid, onde é alvo de racismo na Espanha.

“Racismo é um só. E é repugnante por si só. Todos os casos derivam da mesma coisa: da ignorância. Senti muito, pessoalmente, o caso do Vini, assim como outros tantos que acontecem todos os dias, porque sou preto e também posso ser alvo disso. Aliás, posso não: eu fui o alvo agora”, comentou.

“Mas racismo passa de qualquer limite”, protesta. “Joguei já em vários países com a Seleção Brasileira, agora aqui pelo Ulm, joguei pelo Brasil todo, e sempre houve respeito, educação e cordialidade. Espero que esta tenha sido a primeira e única vez porque é muito ruim sentir isso na pele”, completou.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Mensagem de Vinicius Junior para o jogador

O ex-atleta do Palmeiras recebeu mensagem de Vinicius Junior, atacante do Real Madrid. Também sofrendo com inúmeros casos de racismo no país, o jogador pediu mais punição aos envolvidos.

“Comecem a punir essas pessoas ou voltaremos como era antes. Mas enquanto não fazem nada, seguiremos na luta pelo nosso. Força meu mano”, disse o atacante.

Os agentes de Yago já afirmaram que conversaram com o Ulm, seu clube na Alemanha e também entrarão com uma representação na organização do torneio, para que sejam dadas as medidas cabíveis na situação.

Comentários estão fechados.