Ex-Palmeiras toma atitude inusitada e se dá muito mal na China
Nesta sexta-feira (26), a Federação Chinesa de Futebol anunciou a punição do centroavante Henrique Dourado, ex-Palmeiras, por trombada em árbitro durante partida do Campeonato Chinês. O brasileiro foi suspenso por um ano e terá que pagar multa de 200.000 yuanes (cerca de R$ 148 mil).
“Esperamos que todas as partes possam proteger em conjunto a ordem da competição e o ambiente de desenvolvimento do futebol”, disse a federação ao anunciar a punição.
O lance aconteceu em partida do Henan Songshan, time do atacante de 33 anos, e o Wuhan Yangtze River, no último domingo (21). Aos 16 minutos do 1º tempo, Dourado voltava para o campo de defesa quando trombou com o juiz, que caiu no chão.
A princípio, o apitador Ning Ma pareceu relevar o ocorrido – afinal, é algo que acontece de vez em quando. Porém, pouco depois, o árbitro parou o jogo e expulsou o centroavante, que negou a agressão e saiu de campo reclamando.
Tanto o Henan Songshan quanto o atleta já estão cientes da punição, mas ainda não se pronunciaram.
As autoridades do futebol chinês são conhecidas por aplicar punições severas aos jogadores em casos considerados de mau comportamento. Em 2017, por exemplo, o meia Oscar foi suspenso por oito jogos após provocar uma briga em campo quando atuava pelo Shanghai SIPG.
Henrique Dourado pelo Palmeiras
O ‘Ceifador’ teve uma breve passagem pelo Verdão, em 2014. Contratado por empréstimo, ele foi fundamental para a permanência do Palestra na primeira divisão do Brasileirão no ano do centenário do clube.
Dourado foi autor de 18 gols (16 no Brasileiro) em 39 jogos, um dos artilheiros do Campeonato Brasileiro, com apenas dois tentos a menos que Fred.