Ex-jogador do Palmeiras vive drama e foi aconselhado a se aposentar
Luan Silva. Lembra desse nome? O atacante ex-Palmeiras e cria do Vitória está há mais de três anos sem atuar profissionalmente. Com apenas 24 anos, o jogador já teve que se submeter a quatro cirurgias no mesmo joelho. Ainda assim, mesmo sem clube, Luan luta para voltar a jogar futebol.
Agora recuperando de sua quarta lesão no joelho, o atacante surgiu como uma grande promessa no Vitória e no futebol brasileiro, acumulando passagens pelas seleções de base. Em 2018, após “explodir” na Copinha, Luan estreiou pelo profissional do clube baiano. No início de 2019, contudo, o jogador teve sua primeira lesão grave: rompeu o ligamento cruzado do joelho esquerdo na Partida entre Vitória e Moto Club, pela Copa do Nordeste.
Luan era uma promessa tão grande que o Palmeiras contratou o jogador por empréstimo junto ao Vitória – mesmo machucado, se recuperando de uma grave lesão. No primeiro treino pelo Verdão, o atacante se machucou de novo o mesmo joelho – dessa vez, um problema de cartilagem, com tempo de recuperação ainda maior.
Em 2020, recuperado da lesão, o jogador impressionava a comissão técnica comandada por Vanderlei Luxemburgo nos treinos – que o elogiava constantemente e o inscreveu com a camisa 9 para a fase de grupos da Libertadores, inclusive relacionando o garoto para um jogo da competição. Em março de 2020, depois de quase um ano na Academia de Futebol, Luan Silva pôde, finalmente, estrear pelo Palmeiras, em partida do Campeonato Paulista. Contudo, depois de cerca de 40 minutos, o atacante machucou-se de novo, no mesmo lugar da última lesão. Essa foi a última vez que o atleta jogou uma partida de futebol.
3 anos sem jogar
Um ano depois da sua estreia pelo Alviverde, mesmo ainda lesionado, o Palmeiras decidiu renovar o contrato de empréstimo de Luan, comprando 15% dos seus direitos econômicos por R$ 3 milhões. Porém, o ativo do clube não conseguiu mais se recuperar, e não entrou mais em campo pelo clube paulista. Defendendo o Verdão, o atacante teve que ser operado duas vezes por problemas na cartilagem do joelho esquerdo.
Em março de 2022, o Alviverde decidiu não renovar com Luan. Depois de sua saída, o atacante teve que realizar sua quarta cirurgia, a terceira por problemas na cartilagem do joelho esquerdo. Em 2023, rescindiu com o Vitoria, e agora faz trabalho em clínica particular de fisioterapia visando retornar aos gramados. Embora o clube rubro-negro tenha recomendado a aposentadoria ao jogador, Luan Silva não quer desistir de seu sonho de ser um jogador de futebol profissional:
“Vou tentar até a última gota de suor. Hoje me considero um guerreiro por ter passado por isso. Tenho ciência de que não seria qualquer pessoa que passaria por isso. Muitos já teriam desistido. Muitas pessoas dependem de mim: minha família, minha esposa, futuros filhos, se Deus permitir. Não penso [em parar]. Por mim, já estaria usando a chuteira no campo.”
Comentários estão fechados.