É verdade que o Palmeiras na verdade se chama Palestra Itália?

Como grande parte dos torcedores sabem, o Palmeiras não nasceu com este nome e em determinado momento de sua história foi obrigado a se desligar de suas origens. O Maior Campeão do Brasil, na verdade, foi fundado como Palestra Itália, em 1914, e essa mudança ocorreu somente quase 30 anos depois.

Em 1942, em meio a Segunda Guerra Mundial, o governo de Getúlio Vargas proibiu que instituições nacionais fizessem referência a quaisquer um dos países do Eixo. No futebol, clubes com raízes italianas, japonesas ou alemãs tiveram de mudar suas identidades sob o risco de perder tudo que tinham.

Primeiro, o Verdão mudou o nome para Palestra de São Paulo. O governo, no entanto, exigiu que o ‘Palestra’ também fosse retirado, pois faria referência à cultura italiana – mesmo sendo uma palavra de origem grega. Foi então que o Palestra deu lugar de vez à Sociedade Esportiva Palmeiras.

A ideia dos alviverdes era manter o tradicional ‘P’ do escudo da agremiação e do uniforme, além de fazer uma homenagem à extinta Associação Atlética das Palmeiras. Foi então que em setembro de 1942, o Alviverde passou a ter oficialmente a identidade atual.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Palestra morreu líder e o Palmeiras nasceu campeão

A mudança definitiva aconteceu pouco antes da final do Campeonato Paulista daquele ano, contra o São Paulo. O Verde, que liderava a competição, entrou em campo diante do rival com uma bandeira do brasil e venceu por 3 a 1 no episódio conhecido como Arrancada Heroica.

Apesar da modificação no nome e no escudo, o Alviverde jamais perdeu suas origens, incluindo as raízes italianas. É por essa razão que a torcida que canta e vibra segue chamando até hoje o clube de Palestra, uma maneira de manter viva a memória do Maior Campeão Nacional.

Comentários estão fechados.