Definido o novo adversário do Palmeiras no Mundial de Clubes
O Manchester City, da Inglaterra, venceu a Inter de Milão, da Itália por 1 a 0 na noite do último sábado (10) e conquistou a UEFA Champions League pela primeira vez na sua história. O resultado garante o clube inglês na disputa do Mundial de Clubes deste ano e também no de 2025, que terá 32 times.
Isso porque a FIFA anunciou no último dia 14/03 mais novidades em relação ao novo formato do Mundial que será disputado a partir de 2025. A primeira grande novidade é que os campeões continentais de 2021 até 2024 já estarão automaticamente classificados, sendo assim, o Palmeiras já tem sua vaga garantida no torneio por ter ganho a Libertadores em 2021.
A Conmebol terá direito a seis vagas no torneio, com quatro vagas sendo preenchidas pelos últimos campeões da Libertadores. Ainda não se sabe o que a entidade fará com as outras duas vagas, mas a tendência é de que elas sejam distribuídas para es equipes com melhor pontuação no ranking da confederação.
Divisão de vagas para o novo Mundial de Clubes:
- AFC (Ásia): 4
- CAF (África): 4
- Concacaf (América do Norte e Central): 4
- Conmebol: 6 (América do Sul)
- OFC (Oceania): 1
- Uefa (Europa): 12
- País-sede do torneio: 1
Brasileiros tem sofrido no Mundial de Clubes
A derrota do Flamengo para o Al-Hilal no Mundial de Clubes de 2023 fez com que pelo décimo ano consecutivo o Mundial de Clubes não virá para a América do Sul. O último sul-americano campeão do torneio foi o Corinthians em 2012, quando derrotou Chelsea por 1×0 na final da competição.
De lá para cá, cinco brasileiros venceram a Libertadores e nenhum deles conseguiu ser campeão do Mundo. O Atlético Mineiro acabou eliminado nas semifinais para o Raja Casablanca em 2013, o Grêmio foi vice para o Real Madrid em 2017, o Flamengo perdeu para o Liverpool na prorrogação em 2019 e o Palmeiras foi eliminado nas semifinais para o Tigres em 2021, perdeu para o Chelsea em 2022 e o Flamengo foi eliminado nas semifinais deste ano para o Al-Hilal.
Comentários estão fechados.