Decisão da FIFA acabou com a chance do Palmeiras jogar o Mundial
Uma decisão da FIFA acabou com a chance do Palmeiras disputar o Mundial de Clubes, em 2001. A edição havia ocorrido no ano de 2000, com o Corinthians se sagrando o vencedor.
“A decisão de não levar à frente o evento que já estava marcado ocorreu por uma série de fatores”, explicou o presidente da FIFA, Joseph Battler.
Em 1999, o Palmeiras se sagrou campeão da Libertadores, vencendo o Deportivo Cali, da Colômbia, na grande final. A equipe poderia, inclusive, ter participado na edição de 2000, o que criou polêmicas no assunto.
O torneio estava confirmado para ocorrer e foi cancelado dois meses antes da disputa. A questão financeira de uma parceira da organização foi um dos principais entraves para a não realização do evento, que segundo a própria FIFA, foi um grande ”sucesso”.
A ISL, agência de marketing que estava junto da principal organização do futebol mundial, estava com uma dívida avaliada em 153 milhões de libras e acabou decretando falência.
Após a saída da ISL, a FIFA até tentou negociar com o grupo francês Vivendi, detentor do Canal +, para que auxiliasse na realização deste Mundial de Clubes. No entanto, as conversas não tiveram o andamento desejado, cancelando o evento.
Palmeiras campeão do Mundial em 1951
Confira a nota do Palmeiras, comentando sobre o título Mundial de 1951:
Em 22 de julho de 1951, o Palmeiras realizou um dos maiores feitos de sua gloriosa trajetória. Foi neste dia, diante da forte e estrelada Juventus-ITA, que o Verdão conquistou o Torneio Internacional de Clubes Campeões, consolidado no futebol como o primeiro campeonato mundial interclubes da história. O grito de campeão veio com uma vitória e um empate diante da Vecchia Signora nas finais, disputadas no Maracanã lotado de brasileiros preenchidos de esperança e alegria no primeiro grande triunfo do Brasil no “período pós-Maracanazo”.
A decepção com o título perdido na Copa do Mundo de 1950 para o Uruguai dentro de casa ainda doía no coração dos brasileiros, mas a conquista palmeirense teve papel fundamental na recuperação da autoestima do torcedor e na reconstrução do futebol nacional, que anos mais tarde conseguiria finalmente erguer o troféu de uma Copa.
Comentários estão fechados.