7 curiosidades sobre Abel Ferreira
Abel Ferreira é um dos maiores treinadores da história do Palmeiras. Aos 43 anos, o lusitano coleciona feitos em sua curta carreira como técnico, que lhe renderam grandes honrarias. Confira alguns fatos da trajetória do comandante alviverde.
As 7 curiosidades da carreira de Abel Ferreira:
- Abel jogador: em 14 anos de carreira, o lateral-direito Abel atuou por Penafiel, Vitória de Guimarães, Braga e Sporting, todos clubes portugueses. Em 2008, foi convocado para a seleção de seu país por Luiz Felipe Scolari, mas não chegou a entrar em campo.
- Início como treinador: por conta de uma lesão no joelho direito, o português precisou encerrar a carreira de jogador e, aos 34 anos, assumiu o comando do time sub-19 do Sporting.
- Top-10 mais jogos pelo Palmeiras: com 151 partidas à frente do time do Verdão, o técnico, em menos de dois anos no cargo, entrou para os ranking dos treinadores que mais jogos fizeram pelo clube.
- Treinador estrangeiro com mais títulos: bicampeão da Libertadores, vencedor da Copa do Brasil, Paulista e Recopa Sul-Americana, o lusitano é o comandante estrangeiro com o maior número de taças da história alviverde.
- Cidadão paulistano: Abel recebeu o Título de Cidadão Paulistano. O Projeto de Decreto Legislativo 38/2022 foi proposto pelo professor Toninho Vespoli e aprovado na Câmara em abril.
- Comendador em Portugal: em março de 2021, o treinador palmeirense foi condecorado como Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, em Lisboa, honraria que é concedida a cidadãos pela prestação de serviços relevantes, seja na cultura, história ou valores do país.
- Prêmio Quinas de Ouro: o técnico do Palmeiras recebeu o troféu Quinas de Ouro 2022, a mais alta distinção concedida pela Federação Portuguesa de Futebol a treinadores de Portugal.