Corinthians não foi o campeão mundial em 2000
O Corinthians venceu o Mundial de Clubes de 2000, a primeira edição do novo formato do torneio realizado pela Fifa. Mas o campeão do mundo daquele ano de fato não é o Alvinegro do Parque São Jorge e uma série de fatores corroboram com a tese sustentada pelos rivais, inclusive pelos palmeirenses.
O principal ponto é que o clube sequer se credenciou para disputar a competição. Isso porque o Boca Juniors era o então campeão da Libertadores e o Real Madrid era o detentor do título intercontinental. Já os representantes brasileiros, das sedes Rio de Janeiro e São Paulo, deveriam ser Vasco da Gama e Palmeiras.
Os cariocas haviam conquistado a América em 1998 e o Verdão em 1999. Os corintianos, então campeões brasileiros, só entraram na história porque a Fifa definiu o representante paulista antes da final da Liberta vencida pelo Alviverde sobre o América de Cali.
Uma outra questão é que o torneio foi descontinuado e só voltou a ser realizado em 2005. Isso sem falar na relevância da conquista que foi quase zero. Os europeus em especial, Real Madrid e Manchester United, não deram a mínima para a disputa, conforme relatos dos próprios jogadores da época.
Taça do Mundial de 2000 não está na galeria do Corinthians
O troféu de campeão do mundo de 2000 de fato está na galeria do Boca Juniors. O Xeneize, que ficou de fora da edição fajuta criada pela Fifa, se credenciou para enfrentar o Real Madrid no final do ano.
Os argentinos bateram os espanhois no duelo realizado em Tóquio. Martín Palermo marcou os dois gols da equipe azul e ouro, enquanto Roberto Carlos diminuiu para o então campeão europeu.
Comentários estão fechados.